quinta-feira, 31 de agosto de 2023

São Paulo

  



O cinema e a cidade moderna estabelecem uma relação mútua, onde a cinematografia testemunhou, registrou e discutiu o desenvolvimento da urbanidade moderna e suas transformações, mostrando-se como um relevante espelho da sociedade ao “criar” imagens e ideias sobre determinados lugares, muitas das vezes manipulando-as e influenciando-as.


Provavelmente, como nenhum outro método de visualização, como máquina do visível, o cinema consegue representar os espaços arquitetônicos como espaços vividos e habitados. O processo de criação dessa memória, profundamente ancorada nas experiências prévias do espectador, está não só relacionado com a realidade física dos espaços filmados, mas também com a relação vivencial que estabelecemos com outros elementos que constroem os mundos cinematográficos, quer sejam personagens, objetos, luzes, cores, texturas, sons ou narrativas.

A trajetória e a representação da cidade de São Paulo e de suas arquiteturas no cinema é extremamente rica e conta com muitos filmes ficcionais nacionais. Podemos ainda dizer que, em alguns filmes particularmente, ela é mais do que mera coadjuvante cênica, e que também ela não representa apenas uma realidade “imaginada”, mas é bastante eficaz em comunicar mensagens e concretizar significados essenciais relativos da ”realidade” de São Paulo e a sua arquitetura. 



representação da arquitetura paulistana nas imagens cinematográficas ficcionais acentua o interesse por nossa história, tanto pelas nossas mitologias urbanas quanto pelos nossos diversos tipos de representações. O edifício COPAN é um dos exemplos mais contundentes da imensa força da utilização das imagens enquanto veículo de representação e divulgação da Arquitetura. É também um potente exemplo de como a mídia cinemática representa os espaços arquitetônicos como espaços vividos e habitados e a concretização do processo de criação desta “memória” social. Toda vez que a representação iconográfica da cidade de São Paulo se faz necessária, o objeto arquitetônico COPAN é invocado a compor parte dessas ilustrações.


Objetivos

O curso SÃO PAULO A 24 QUADROS: UMA CIDADE DE CINEMA, ministrado por Paulo Leônidas, objetiva estabelecer uma análise sobre a arquitetura da cidade de São Paulo e como sua imagem arquitetônica e sua realidade é representada na cinematografia brasileira.

Porque apreendemos que a Arquitetura de São Paulo representada nas imagens cinematográficas é real? De que maneira estas representações podem nos ajudar a entender a cidade e suas arquiteturas?

partir destas e outras reflexões se buscará uma fundamentação analítica, teórica e instrumental para uma abordagem da intersecção entre a Arquitetura e a Cinematografia e suas representações.


Conteúdos

Aula 1

A Duplicidade / Domínios da Imagem / A Construção da Modernidade / Topologias da Cidade / A cidade à distância / A visão aérea e panorâmica / As habitações / Mobilidade e verticalidade

Filmes representativos e emblemáticos

 


Aula 2

A arquitetura icônica / Edifício COPAN e sua representação física e imaginária / O encontro através do olhar / Um objeto recordação / A cidade e a cidade-tela

Filmes representativos e emblemáticos


Ministrante: Paulo Leônidas

Graduado em Arquitetura (UFRGS). Pós-graduado em Arquitetura (PROPAR / UFRGS / Architectural Association School of Architecture - Londres). Mestrado em Arquitetura (PROPAR / UFRGS). Professor visitante na Escola de Arquitetura / Universidade de Varsóvia (Polônia) e na Architectural Association School of Architecture - Londres.

Conferencista, cenógrafo, cineasta, escritor e roteirista de cinema e séries de TV. Lançou os livros "Romeu e Julieta 1844" (romance, 2015) e "DezMiolados" (coletânea de autores, 2019). É autor de inúmeros artigos e textos acadêmicos. Ministrou o curso “A Arquitetura do Cinema” pela Cine UM.


Curso
SÃO PAULO A 24 QUADROS: UMA CIDADE DE CINEMA
de Paulo Leônidas


Datas
01 e 08 / Outubro
(2 aulas aos domingos)

Horário
14h30 às 17h30

Duração
2 encontros
(carga horária: 6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)



Investimento

LOTE 1
R$ 40,00 (até 10/setembro)

LOTE 2
R$ 45,00 (até 10/setembro)





* Formulário de Inscrição abaixo
.

Material
- Apostila
- Certificado de participação


Informações

cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99270-1352



  Formulário de inscrição 







Realização




Apoio

CINEMATECA CAPITÓLIO