Apresentação
O cinema feito por
mulheres é um fenômeno vigoroso e de longa data no Brasil. Entretanto, muitas
vezes a trajetória das nossas cineastas acaba minimizada ou esquecida nos
livros de história do cinema. Nas últimas duas décadas, a insurgência dos
movimentos sociais em prol da equidade de gênero impulsionou pesquisadoras e
pesquisadores a resgatarem a presença artística das mulheres no audiovisual.
Este novo olhar
para a história do cinema brasileiro revelou cineastas do período silencioso,
como Cléo de Verberena, além de difundir o trabalho de diretoras em atividade
durante movimentos importantes da nossa cinematografia como a Pornochanchada, o
Cinema Novo e o Cinema Marginal.
Traçar um panorama
da autoria feminina no Brasil é, portanto, recolocar essas mulheres no olho da
história e reconhecer a sua importância para construção estética e política do
nosso cinema.
"Creio que existe, sim, uma expressão
feminina. Entretanto, ela é, antes de tudo, uma expressão libertária de
resistência, de formulação política, de expressão transformadora e de
construção de novas percepções críticas e projetos políticos." (Heloísa Buarque
de Holanda no prefácio do livro Feminino e Plural: Mulheres no Cinema
Brasileiro)
Objetivos
O Curso online Mulheres Diretoras no Cinema Brasileiro,
ministrado por Daniela Strack,
deseja lançar luz à trajetória das cineastas mulheres no contexto brasileiro. A
partir da análise da vida e obra de algumas de suas principais cineastas, o
curso propõe um novo olhar para a história do cinema brasileiro.
Conteúdos
AULA 1
Percursos
invisíveis: as primeiras cineastas
1) Breve panorama
dos estudos sobre mulheres no cinema brasileiro;
2) De personagem à
cineasta: as pioneiras do cinema brasileiro (Cléo de Verberena, Carmen Santos,
Gilda de Abreu);
3) Mulheres
diretoras nas décadas de 60 e 70 (Helena Solberg, Tereza Trautman, Vera de
Figueiredo);
4) Amor Maldito e
as cineastas pós ditadura militar (Adélia Sampaio, Suzana Amaral, Lúcia Murat).
AULA 2
Feminino e
plural: mulheres no cinema brasileiro contemporâneo
1) A geração
pós-retomada (Tata Amaral, Anna Muylaert, Ana Luiza Azevedo, Laís Bodanzky);
2) Helena Ignez e
Paula Gaitán: longos percursos, novos cinemas;
3) Mulheres no
cinema brasileiro contemporâneo.
Ministrante: Daniela Strack
Mestranda do
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS e graduada em Produção
Audiovisual pela PUCRS (2014). Pesquisadora de cinema sobretudo nas áreas de
cinema brasileiro, de estudos de gênero e de filosofia da imagem. Trabalha como
Assistente de Direção Cinematográfica desde 2012, com destaque para os
longas-metragens Tinta Bruta (Filipe Matzembacher e Márcio Reolon,
2018); Raia 4 (Emiliano Cunha, 2019) e A Nuvem Rosa (Iuli Gerbase, 2021), exibido no Sundance Festival deste ano.
É membro-fundadora
do cineclube "Academia das Musas", fundado em 2016 com objetivo de estudar
produções dirigidas por mulheres, e membro da ACCIRS (Associação de Críticos de
Cinema do Rio Grande do Sul). Foi presidente da APTC-RS (Associação
Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul) de 2019 a 2021.
Ministrou o curso “Agnès Varda: Pioneira da Nouvelle Vague” (2020) pela Cine
UM.
Curso online
MULHERES DIRETORAS
NO CINEMA BRASILEIRO
de Daniela Strack
Datas
01 e 02 / Maio
(sábado e domingo)
Horário
14h às 16h
Duração
2 encontros online
(carga horária: 4 horas / aula)
Material
Certificado de participação
Investimento
R$ 80,00 (parcelado em até 12x)
..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições: R$ 60,00
Informações