terça-feira, 25 de junho de 2019

New American Cinema










Apresentação

Um dos momentos mais instigantes da história do cinema norte-americano é a tomada do poder por uma novíssima geração que iniciou uma transformação a partir do final dos anos 60. Pela primeira vez na América chegavam à indústria jovens realizadores provenientes das escolas de cinema. Este período histórico se consolidou e marcou um movimento que ficou conhecido como o New American Cinema, que tinha na agenda a construção de uma “Nova Hollywood”.


A renovação estética e técnica da indústria cinematográfica dos Estados Unidos foi conduzida por cineastas iniciantes e alguns poucos realizadores já atuantes que revolucionaram antigos paradigmas e trouxeram um sopro de renovação aos filmes de Hollywood, seriamente ameaçados pela ascensão da TV que retirava espectadores das salas de cinema.

Aquela foi uma "Era de Ouro de Hollywood". Por uma década inteira, o cinema autoral teve vez e voz na indústria. Fortemente inspirado pelo cinema de vanguarda europeu da década de 60, o New American Cinema encontrou seu público ao dialogar direta ou indiretamente com o contexto político de sua época, cujas temáticas principais eram a defesa da contracultura, da igualdade racial, da liberalização de costumes e do pacifismo, produzindo uma geração de cineastas libertos do controle dos grandes estúdios e com um olhar mais crítico e incisivo sobre a sociedade estadunidense.

Objetivos

O curso NEW AMERICAN CINEMA: A Reinvenção de Hollywood nos anos 70, ministrado por Leonardo Bomfim, aborda as principais características de um dos momentos mais radicais da história do cinema americano, com o surgimento de uma nova geração após um momento de grande tensão entre indústria e vanguarda na explosão do cinema moderno dos anos 1960.

A partir da análise de trechos de obras emblemáticas realizadas entre 1968 e 1980, quatro tópicos que se entrelaçam serão destacados durante as duas aulas do curso:
1 – O mal-estar da sociedade americana revelado em boa parte dos filmes já nos primeiros suspiros da Nova Hollywood.
2 – O retrato realista da classe trabalhadora nos anos 1970. a presença feminina em um cinema extremamente masculino, a relação entre indivíduo e coletivo. As obras-primas realizadas na periferia de Hollywood.
3 – As tentativas políticas: o fracasso do Vietnã, a radicalização da luta negra, a paranoia conspiratória, os escândalos republicanos. A relação entre o cinema, a mídia e os acontecimentos da década.
4 – Os sintomas do desencanto (e os monstros da sexualidade) a partir das novas abordagens dentro do cinema de horror.


Conteúdos

Aula 1

1 – Introdução: O nascimento da Nova Hollywood
Vanguarda e indústria: Jerry Lewis, Monte Hellman e o cinema underground
O novo e o velho: Oscar 1968


2 – "The Losers"
Os Monkees Estão Soltos (Head, 1968, Bob Rafelson)
Sem Destino (Easy Rider, 1969, Dennis Hopper)
Corrida Sem Fim (Two-Lane Blacktop, 1971, Monte Hellman)
Taxi Driver (1976, Martin Scorsese)
Mickey e Nicky (1976, Elaine May)


3 - A classe operária (não) vai ao paraíso
Wanda (1970, Barbara Loden)
Os Novos Centuriões (The New Centurions, 1972, Richard Fleischer)
O Franco Atirador (The Deer Hunter, 1978, Michael Cimino)
Vivendo na Corda Bamba (Blue Collar, 1978, Paul Schrader)
O Matador de Ovelhas (Killer of Sheep, 1978, Charles Burnett)


Aula 2

1 - A revolução não será televisionada
Dias de Fogo (Medium Cool, 1969, Haskell Wexler)
Amor Sem Barreiras (The Landlord, 1970, Hal Ashby)
A Conversação (The Conversation, 1974, Francis Ford Coppola)
Nashville (1975, Robert Altman)
Rede de Intrigas (1976, Sidney Lumet)

2 - (Re)nascem os Monstros
Na Mira da Morte (Targets, 1967, Peter Bogdanovich)
O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974, Tobe Hooper)
Tubarão (Jaws, 1975, Steven Spielberg)
Carrie, A Estranha (1976, Brian De Palma)
Parceiros da Noite (Cruising, 1980, William Friedkin)


Ministrante: Leonardo Bomfim
Programador da Cinemateca Capitólio Petrobras. Jornalista e doutorando em Comunicação Social (PUCRS). Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Curador das mostras "Cinema Marginal" e "Cinema Black", realizadas na sala de cinema P. F. Gastal. Publicou artigos em revistas como Teorema; Norte; Noize e em sites como Senhor F; Fronteiras do Pensamento e Rock Press. Editou o site Freakium, sobre cultura pop, música e cinema, de 2005 a 2007. Já ministrou os cursos “Novos Cinemas dos Anos 60”; “Brian De Palma: O Poder da Imagem”; “Lumiére, Méliès & Outros Pioneiros”, “Cinema Marginal Brasileiro”, “A Gênese da Nova Hollywood” e “O Cinema Moderno no Leste Europeu” pela Cine UM.


Curso
New American Cinema:
A Reinvenção de Hollywood nos Anos 70
de Leonardo Bomfim


Datas
13 e 14 de Julho (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras / Sala Décio Andriotti
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - 3º andar - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
- Pagamento p/ Cartão de crédito: R$ 95,00
- Pagamento p/ Depósito: R$ 90,00
***
Promoção: R$ 80,00
(* Valor promocional esgotado.)

Formas de pagamento
Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)

Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714




Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras


.
Instruções para efetuar a inscrição

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.

 .
.
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
.
.

domingo, 9 de junho de 2019

Crítica de Cinema










Apresentação

Historicamente, a crítica de cinema se consolidou em duas instâncias: o jornalismo e a pesquisa acadêmica. As naturezas convergentes desses dois polos permitem pensá-la como algo único, mas sem deixar de lado suas particularidades.


No ambiente contemporâneo, em que o jornalismo passa por reformulações de discursos e práticas, em grande parte motivados pela mudança de suportes e mídias, essas particularidades parecem se acentuar. Contudo, paradoxalmente, surgem novos pontos de convergência: o crescimento exponencial da produção provoca uma necessidade de seleção prévia de filmes, tendências e movimentos escolhidos para serem objetos da crítica, o que resulta em olhares de perspectiva semelhantes, necessariamente distanciados, seja na crítica de imprensa ou na academia.

Além disso, as reconfigurações das noções de autoria, na contemporaneidade (com as cooperativas de produção, as colaborações e coproduções, além da facilidade tecnológica que permite a criação solitária mesmo na mais coletiva das artes), modificam a maneira como olhamos para os filmes — para refletir sobre eles no dia a dia (em blogs, revistas, redes sociais, vídeos ou jornais) e, também, em estudos mais aprofundados (de caráter científico).

Neste curso, vamos lembrar brevemente características históricas da crítica em ambas as instâncias para, depois, pensar de maneira mais aprofundada sobre essa convergência contemporânea. Nossa base serão as propostas de análise fílmica como metodologia conforme elaborada por autores como Aumont e Marie. Ao mesmo tempo, vamos refletir sobre a crítica a partir da dinâmica dos encontros que, segundo Migliorin, reconfiguram as noções de autoria nos filmes — poderiam, do mesmo modo, reconfigurar a própria reflexão sobre os filmes?


Objetivos

O Curso A Crítica de Cinema Hoje, ministrado por Daniel Feix, a partir da análise de trechos de artigos publicados, pretende observar como a crítica se estrutura na contemporaneidade, tendo como referenciais, ainda, os estudos do norte-americano David Bordwell (teórico e historiador do cinema) e o pensamento do crítico francês Jean-Michel Frodon. Em sua recente passagem por Porto Alegre, no seminário “O Estado da Crítica” (realizado pela Accirs e Unisinos) Frondon defendeu que o texto crítico possui um estatuto próprio, cuja potência advém da sua própria forma.


Conteúdos

Aula 1
Breve história da crítica.
A pesquisa acadêmica e o jornalismo.
Os gêneros do texto.
A análise fílmica: questões teóricas.
A anatomia da interpretação.
A estrutura do texto.

Aula 2
A crítica hoje: o suporte e a linguagem.
Tendências, movimentos e questões de autoria na contemporaneidade.
Pensar a imagem hoje.
Pensar o texto no ambiente contemporâneo.


Ministrante: Daniel Feix
Jornalista e crítico de cinema. Graduado pela PUCRS (2000) com Mestrado em 2018, onde defendeu a tese "Da entrevista à observação da ação: A tendência realista fabular no cinema brasileiro pós-2010". Atua em veículos de imprensa de Porto Alegre. Foi editor da revista de cultura “Aplauso” e atualmente é editor e crítico no jornal Zero Hora. Tem artigos publicados em livros como Bernardet 80 (Paco Editorial), Os 100 Melhores Filmes Brasileiros (Letramento) e Os Filmes que Sonhamos (Lume). Presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e integrante da Associação de Críticos de Cinema (ABRACCINE). Ministrou o curso “Cinema Independente Brasileiro” pela Cine UM (2017).


Curso
A Crítica de Cinema Hoje
de Daniel Feix


Datas
29 e 30 de Junho (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
- Pagamento p/ Cartão de crédito: R$ 95,00
- Pagamento p/ Depósito: R$ 90,00
***
Promoção: R$ 80,00
(Para as primeiras 10 inscrições - Valor esgotado)

Formas de pagamento
Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)

Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714



Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras


.
Instruções para efetuar a inscrição

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.
 .
.
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
.
.