Apresentação
Um dos momentos
mais instigantes da história do cinema norte-americano é a tomada do poder por
uma novíssima geração que iniciou uma transformação a partir do final dos anos
60. Pela primeira vez na América chegavam à indústria jovens realizadores provenientes
das escolas de cinema. Este período histórico se consolidou e marcou um
movimento que ficou conhecido como o New American Cinema, que tinha na agenda a
construção de uma “Nova Hollywood”.
A renovação estética
e técnica da indústria cinematográfica dos Estados Unidos foi conduzida por cineastas
iniciantes e alguns poucos realizadores já atuantes que revolucionaram antigos
paradigmas e trouxeram um sopro de renovação aos filmes de Hollywood,
seriamente ameaçados pela ascensão da TV que retirava espectadores das salas de
cinema.
Aquela foi uma "Era
de Ouro de Hollywood". Por uma década inteira, o
cinema autoral teve vez e voz na indústria. Fortemente inspirado pelo cinema de
vanguarda europeu da década de 60, o New American Cinema encontrou seu público
ao dialogar direta ou indiretamente com o contexto político de sua época, cujas
temáticas principais eram a defesa da contracultura, da igualdade racial, da liberalização
de costumes e do pacifismo, produzindo uma geração de cineastas libertos do
controle dos grandes estúdios e com um olhar mais crítico e incisivo sobre a
sociedade estadunidense.
Objetivos
O curso NEW AMERICAN CINEMA: A Reinvenção de
Hollywood nos anos 70, ministrado por Leonardo Bomfim, aborda as principais
características de um dos momentos mais radicais da história do cinema americano,
com o surgimento de uma nova geração após um momento de grande tensão entre
indústria e vanguarda na explosão do cinema moderno dos anos 1960.
A partir da
análise de trechos de obras emblemáticas realizadas entre 1968 e 1980, quatro
tópicos que se entrelaçam serão destacados durante as duas aulas do curso:
1 – O mal-estar
da sociedade americana revelado em boa parte dos filmes já nos primeiros
suspiros da Nova Hollywood.
2 – O retrato
realista da classe trabalhadora nos anos 1970. a presença feminina em um cinema
extremamente masculino, a relação entre indivíduo e coletivo. As obras-primas
realizadas na periferia de Hollywood.
3 – As
tentativas políticas: o fracasso do Vietnã, a radicalização da luta negra, a
paranoia conspiratória, os escândalos republicanos. A relação entre o cinema, a
mídia e os acontecimentos da década.
4 – Os sintomas
do desencanto (e os monstros da sexualidade) a partir das novas abordagens
dentro do cinema de horror.
Conteúdos
Aula 1
1 – Introdução:
O nascimento da Nova Hollywood
Vanguarda e
indústria: Jerry Lewis, Monte Hellman e o cinema underground
O novo e o
velho: Oscar 1968
2 – "The
Losers"
Os Monkees Estão Soltos (Head, 1968, Bob Rafelson)
Sem Destino (Easy Rider, 1969, Dennis Hopper)
Corrida Sem Fim (Two-Lane Blacktop, 1971, Monte Hellman)
Taxi Driver (1976, Martin Scorsese)
Mickey e Nicky (1976, Elaine May)
3 - A classe
operária (não) vai ao paraíso
Wanda (1970, Barbara Loden)
Os Novos Centuriões (The New Centurions, 1972, Richard Fleischer)
O Franco Atirador (The Deer Hunter, 1978, Michael Cimino)
Vivendo na Corda Bamba (Blue Collar, 1978, Paul Schrader)
O Matador de Ovelhas (Killer of Sheep, 1978, Charles Burnett)
Aula 2
1 - A revolução
não será televisionada
Dias de Fogo (Medium Cool, 1969, Haskell Wexler)
Amor Sem Barreiras (The Landlord, 1970, Hal Ashby)
A Conversação (The Conversation, 1974, Francis Ford Coppola)
Nashville (1975, Robert Altman)
Rede de Intrigas (1976, Sidney Lumet)
Na Mira da Morte (Targets, 1967, Peter Bogdanovich)
O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974, Tobe Hooper)
Tubarão (Jaws, 1975, Steven Spielberg)
Tubarão (Jaws, 1975, Steven Spielberg)
Carrie, A Estranha (1976, Brian De Palma)
Parceiros da Noite (Cruising, 1980, William Friedkin)
Ministrante:
Leonardo Bomfim
Programador da Cinemateca Capitólio Petrobras. Jornalista e doutorando em Comunicação Social (PUCRS). Membro
da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Curador das
mostras "Cinema Marginal" e "Cinema Black", realizadas na
sala de cinema P. F. Gastal. Publicou artigos em revistas como Teorema; Norte;
Noize e em sites como Senhor F; Fronteiras do Pensamento e Rock Press. Editou o
site Freakium, sobre cultura pop, música e cinema, de 2005 a 2007. Já
ministrou os cursos “Novos Cinemas dos Anos 60”; “Brian De Palma: O Poder da
Imagem”; “Lumiére, Méliès & Outros Pioneiros”, “Cinema Marginal Brasileiro”,
“A Gênese da Nova Hollywood” e “O Cinema Moderno no Leste Europeu” pela Cine UM.
Curso
New American Cinema:
A Reinvenção de Hollywood nos Anos 70
A Reinvenção de Hollywood nos Anos 70
de Leonardo Bomfim
Datas
13 e 14 de Julho (sábado e domingo)
Horário
14h às 17h
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Cinemateca Capitólio Petrobras / Sala Décio Andriotti
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - 3º andar - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
- Pagamento p/ Cartão de crédito: R$ 95,00
- Pagamento p/ Depósito: R$ 90,00
- Pagamento p/ Depósito: R$ 90,00
***
Promoção:R$ 80,00
(* Valor promocional esgotado.)
Promoção:
(* Valor promocional esgotado.)
Formas de pagamento
Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)
Material
Certificado de participação e Apostila
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos
Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
.
Instruções para efetuar a inscrição
1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.
.
.
.
.