quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Pequenos Filmes Grandes Diretores - #7 MICHEL GONDRY



PEQUENOS FILMES GRANDES DIRETORES

Os primeiros curtas de consagrados realizadores.


#7 – MICHEL GONDRY

Filme: “LA LETTRE” (14 mim, 1998)

 

Sinopse

Dezembro de 1999, véspera do ano novo, Stéphane conversa com seu irmão Jerome sobre o fim do milênio e sobre meninas, em particular sobre sua colega de escola, Aurelie, por quem ele está secretamente apaixonado. Na manhã seguinte, Aurelie liga para Stéphane sugerindo que ele venha visitá-la: ela escreveu uma carta e quer entregar a ele.


Notas

Este curta-metragem inspirou Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, estrelado por Jim Carrey e Kate Winslet, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2004.

La Lettre, filmado em preto e branco, mistura onirismo e humor, duas características que serão encontradas em vários outros filmes do cineasta.

O filme aborda dois temas de interesse de Michel Gondry: sonhos e fotografia, especificamente, o uso de negativos. A imagem de Aurélie projetada na parede do corredor de Stéphane é negativa, mas ela também aparece para ele em seu sonho como uma imagem negativa, a única imagem negativa em todo o sonho.

Filmado em francês, com atores jovens, o filme trata de temas frequentes nas obras do realizador: aparências enganadoras, medo de ridículo, rejeição, amor e decepção.

La Lettre é um curta-metragem brilhante, com a aparência íntima dos trabalhos de François Truffaut nos anos 50/60. É também um dos filmes mais pessoais de Gondry, porque ele admitiu que em sua infância se parecia muito com o jovem Stéphane. Ele também foi uma criança entusiasmada com a arte da fotografia e, da mesma que o personagem, reprimia os desejos românticos inatingíveis típicos da adolescência.


ASSISTA no Canal da CINE UM no YOUTUBE

Link: https://bit.ly/2D2Cznf



INSCREVA-SE NO CANAL e fique atualizado com as Estreias.

Link: https://bit.ly/2QoXLH8

 

 

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Pequenos Filmes Grandes Diretores - #6 STANLEY KUBRICK


PEQUENOS FILMES GRANDES DIRETORES

Os primeiros curtas de consagrados realizadores.


#6 – STANLEY KUBRICK

Filme: “FLYING PADRE” (9 mim, 1951)


Sinopse

Mini documentário que registra dois dias na vida do Reverendo Fred Stadtmuller, cuja paróquia no Novo México (EUA) é tão grande que ele só pode espalhar bondade e luz entre os fiéis viajando em um pequeno avião monomotor, o “Padre Voador”. O piloto sacerdotal é visto percorrendo de província em província administrando orientação para crianças indisciplinadas, fazendo sermões em funerais e levando uma criança doente e sua mãe para um hospital.


Notas

Depois que Stanley Kubrick vendeu seu primeiro curta-metragem (auto-financiado), Dia da Luta (1951), para a RKO, por 4.000 dólares (com lucro de apenas 100 dólares), a empresa adiantou um dinheiro para o cineasta de 23 anos fazer este documentário para a série Pathe Screenliner, especializada em documentários curtos de interesse humano. Ele originalmente queria chamar o filme de Sky Pilot, mas o estúdio não gostou do nome.

Flying Padre é narrado pelo apresentador Bob Hite, da CBS.

O curta-metragem apresenta técnicas que se tornariam familiares nos trabalhos posteriores de Kubrick: notavelmente o uso de voice-over (VO) que aparece em vários filmes do realizador (A Morte Passou por Perto, O Grande Golpe, Barry Lyndon e Nascido Para Matar) e o uso característico e elegante dos movimentos de câmera (por exemplo, para capturar os movimentos aéreos do avião).

O filme comete um equívoco, referindo-se os latinos no Novo México como "espanhóis-americanos", quando na verdade eles são claramente de origem indígena e não ibérica.

Em uma entrevista em 1969, Kubrick se referiu a Flying Padre como "bobo". O curta, no entanto, foi um marco importante em sua carreira como cineasta. "Foi nesse ponto que formalmente deixei meu emprego na (revista) Look para trabalhar em tempo integral no cinema", afirmou Kubrick.

 

ASSISTA no Canal da CINE UM no YOUTUBE

https://www.youtube.com/watch?v=-EaW7KT1y4o

 


INSCREVA-SE no Canal e fique atualizado com as Estreias

https://bit.ly/2ZPp55H