domingo, 16 de dezembro de 2018

Curso de Férias: Pier Paolo Pasolini










Pier Paolo Pasolini nasceu em Bolonha, em 1922. Assassinado aos 53 anos, em 1975, teve uma vida intensa e polêmica. Estudou arte e literatura na universidade e ingressou no cinema como roteirista de Federico Fellini. Além de figurar entre os grandes do cinema, publicou romances, peças de teatro, ensaios e panfletos políticos. Acima de tudo, foi poeta.


Criou uma obra original. Desde a estreia com Accattone (1961) até o seu último filme Saló ou Os 120 Dias de Sodoma (1975) manteve a ousadia de se reinventar sempre, legando obras notáveis como Teorema (1968) e Decameron (1972), primeiro título de uma trilogia de celebração da vida pelo erotismo, a alegria, o sexo e a exaltação do corpo.


Filiado ao marxismo e formado no misticismo católico da Itália do pós-guerra, percorreu um caminho próprio. Homossexual assumido, foi um intelectual público que se manifestou sobre questões candentes da sociedade através de artigos em jornais, além do cinema e da poesia. Viveu uma radical autonomia criativa na arte e em sua vida pessoal. Além de ter feito 15 longas, curtas e médias-metragens, Pasolini também foi teórico e cunhou a metáfora “cinelíngua” para falar da linguagem do cinema como língua escrita da realidade.


Objetivos

O curso Pier Paolo Pasolini: Intelectual e Cineasta Maldito, ministrado por Fatimarlei Lunardelli, abordará o pensamento e a obra fílmica do diretor. Serão apresentadas as ideias principais do cineasta que se valeu de uma estética cinematográfica radical para criticar a alienação da sociedade de consumo e denunciar a dessacralização do mundo pelo capitalismo avançado.


Conteúdos

Aula 1 - Ousadia criativa e existencial
O poeta
O intelectual
O cineasta

Aula 2 – A obra fílmica e as ideias
Processo criativo
Viés político e estético
A tradição reinventada


Ministrante: Fatimarlei Lunardelli
Pesquisadora e professora nas áreas de Análise, Teoria, Crítica e História do Cinema. Integrante da ABRACCINE e ACCIRS, entidades representativas da crítica cinematográfica brasileira e do Rio Grande do Sul. Já ministrou os cursos "Federico Fellini: O Maestro", "Análise e Interpretação de Filmes", “Ettore Scola: Um Cineasta Muito Especial” e “Narrativa Cinematográfica” pela Cine UM.


Curso
PIER PAOLO PASOLINI:
INTELECTUAL E CINEASTA MALDITO
de Fatimarlei Lunardelli

Datas
26 e 27 de Janeiro (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
Valor promocional: R$ 70,00

Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio
Total Poker Club

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras



.
.
.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018


Curso de Férias: O Cinema na Segunda Guerra Mundial









A Segunda Guerra Mundial foi um evento global extraordinário. A repercussão do seu desenvolvimento e do seu desfecho afeta profundamente o mundo até hoje. Contudo, a representação cinematográfica da Segunda Guerra não é equilibrada e precisa ser vista com cautela.

Apesar de envolver diversas nações em praticamente todos os continentes, somente um país emergiu intacto do conflito. Não por acaso, foi nesse país que o cinema atingiu o patamar de indústria, com sua produção sufocando todas as demais. Como sempre, a história foi contada pelos vencedores.

A hegemonia do cinema americano, a partir de então, foi fundamental para a construção de uma noção equivocada de que os EUA foram o fiel da balança na grande luta contra o Nazismo.

No geral, os filmes sobre a segunda guerra celebram as causas aliadas, apresentam uma luta dicotômica entre o bem e o mal e supervalorizam determinados temas como o Dia-D. A realidade da guerra, no entanto, é muito mais complexa e fascinante.
Objetivos

O curso Os Filmes Vão à Luta: O Cinema na Segunda Guerra Mundial, ministrado por Luís Mário Fontoura, propõe um olhar diferenciado sobre a cinematografia dos beligerantes. A ideia é apresentar os principais filmes realizados pelos países envolvidos, contextualizando-os com a realidade histórica e a experiência única de cada um deles. Afinal, para cada nação, a experiência da guerra foi única, assim como o seu olhar cinematográfico sobre ela.



Conteúdos

Produção Cinematográfica durante a Guerra, 1939-1945. Ficção e Documentário.

Principal Filmografia por País. URSS, EUA, Reino Unido, Alemanha, Itália, França, Japão e demais envolvidos. Um guia visual para a guerra.

Os Dez Grandes filmes de Guerra; Qualidades Cinematográficas e Temáticas.

Produções para a TV; Band of BrothersThe PacificThe World at War.


Ministrante: Luís Mário Fontoura
Roteirista formado pela Unisinos (RS). Diretor da série Por Mais Terras que Eu Percorra, sobre a FEB na Segunda Guerra e do curta-metragem Dona Herta, que conta a história de uma sobrevivente do holocausto, além de diversos outros curtas e programas de TV.



Curso
OS FILMES VÃO À LUTA: O CINEMA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
de Luis Mário Fontoura

Datas
12 e 13 de Janeiro (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
R$ 90,00


Formas de pagamento
Cartão de crédito ou Depósito / Transferência bancária


* PROMOÇÃO COMBO
ATENÇÃO: Válido apenas para pagamento por depósito / transferência
a) 1 Curso de Férias: R$ 90,00
b) 2 Cursos de Férias: R$ 80,00 (p/curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/curso)
d) 4 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/curso)


Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio
Total Poker Club

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras




.
.

sábado, 10 de novembro de 2018

Buster Keaton







Apresentação

Buster Keaton é um dos três maiores e mais influentes atores e diretores da comédia clássica americana, juntamente com Charlie Chaplin e Harold Lloyd. Depois de anos no ostracismo, Keaton teve sua carreira revista por novos apreciadores no final de sua trajetória e, com isso, sua linguagem se tornou influência para grandes nomes da sétima arte.


Também conhecido como “Stone Face”, não só a sua forma caricata e séria de lidar com as situações cômicas se tornaram famosas, mas sim toda a engenhosidade de suas gags. Rebuscadas, dinâmicas, orquestradas e funcionais, as suas cenas se tornaram inesquecíveis diante de um momento tão primitivo da comédia no cinema.


Estudar Buster Keaton é reproduzir o que o próprio profissional fez em sua carreira; buscar o entendimento de uma linguagem para o domínio da mesma. Ao entendermos e lermos Keaton estamos abrindo nossa percepção para o primórdio de boa parte da inventividade do cinema cômico.



Objetivos

O curso Buster Keaton: Gênio Esquecido da Comédia, ministrado por Christian Farias, objetiva estabelecer as diferenças entre a comédia realizada pelo comediante e seus contemporâneos, assim como sua contribuição para o cinema após a sua forma revolucionária na criação de gags. O apelo estético e a engenharia plástica dos movimentos e ações acabaram por influenciar diversos diretores de renome.


Metodologia

O curso irá apresentar o cenário em que se estabeleceu suas criações, as comparações das linguagens da época, as suas transgressões, o cenário que Keaton criou e a incansável busca pela superação que acabou no declínio de sua carreira. Para isso, serão analisados filmes, documentários, vídeos pessoais do próprio diretor, documentos fílmicos, livros e pesquisas, de forma dinâmica e com uma linha lógica para uma melhor absorção do conteúdo.


Conteúdos

O começo com a família no teatro de variedades
As referências
Os primórdios com Chico Bóia
Os primeiros filmes dirigidos
A formação da identidade visual
O conflito com Chaplin
O aprimoramento da linguagem
Análises fílmicas
O legado em obras recentes


Ministrante: Christian Farias
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Cinema pela PUCRS. Pesquisador com ênfase em comédia clássica, tendo seu trabalho sobre Charlie Chaplin aceito como acervo no museu do Chaplin, na Itália. Já dirigiu dois curtas, trabalhou com produções para TV, rádio e internet e hoje é sócio do “Foot.Hub”, uma startup de difusão de conteúdos com ênfase na educação, conexão e inovação. Já ministrou o curso “O Cinema de Charlie Chaplin: Do Pastelão à Crítica Social” pela Cine UM.




Curso
BUSTER KEATON:
GÊNIO ESQUECIDO DA COMÉDIA
de Christian Farias


Datas
15 e 16 de Dezembro (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
R$ 95,00
* Desconto para pagamento por depósito bancário:
a) R$ 80,00 (para as primeiras 10 inscrições)
b) R$ 90,00 (demais inscrições)

Formas de pagamento
Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)

Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural


Patrocínio
Total Poker Club

Apoio


.

.
Instruções para efetuar a inscrição

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.


.
.
.
.

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Oficina de Roteiro de Cinema - Turma 17








** VAGAS LIMITADAS **
Início: 08/Janeiro/2019

Apresentação

Oficina de Roteiro de Cinema (Turma 17) é uma atividade focada na criação e na redação do roteiro audiovisual, desde a ideia inicial, passando por seus diversos tratamentos, até a conclusão de um roteiro acabado para curta-metragem. Na Oficina serão estudados os princípios técnicos do trabalho de um roteirista. O desafio é: como escrever sem cair nas fórmulas pré-fabricadas?


O objetivo da Oficina de Roteiro de Cinema é oferecer aos participantes as ferramentas técnicas que deverão ser aliadas à criatividade para o desenvolvimento da escrita audiovisual. A proposta é que os participantes desenvolvam individualmente, até o final da Oficina, um roteiro completo para um curta-metragem, passando por todas as etapas de sua concepção.


A Oficina

A Oficina de Roteiro de Cinema (Turma 17), ministrada pelo roteirista e escritor Marcelo Cortez, desenvolverá aulas teóricas e práticas de redação de roteiro para seriado, curta e longa-metragem. Serão 7 aulas presenciais semanais ao longo das quais cada aluno desenvolverá um roteiro de curta-metragem, com supervisão individual do professor. As aulas serão ministradas no Centro Cultural CEEE Érico Verissimo (Porto Alegre), às terças-feiras à noite.



Público Alvo
A Oficina é aberta a todos os interessados. Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional para participar desta atividade.


Conteúdo das aulas

Introdução ao roteiro / Logline / Sinopse / Argumento / Escaleta / Estrutura / Personagens / Conflito / Descrição / Diálogos / Cenas /


Metodologia

Aulas expositivas, leitura de roteiros, análises de filmes, estudo de textos de apoio, exercícios práticos, acompanhamento individual no desenvolvimento do roteiro e indicações bibliográficas.



Cronograma das aulas

(Terças-feiras – das 19h às 21h)
Encontro 1: 08 / Janeiro
Encontro 2: 15 / Janeiro
Encontro 3: 22 / Janeiro
Encontro 4: 29 / Janeiro
Encontro 5: 05 / Fevereiro
Encontro 6: 12 / Fevereiro
Folga: 19 / Fevereiro
Encontro 7: 26 / Fevereiro



 Ministrante: Marcelo Cortez
Formado em Letras pela UFRGS, estudou roteiro audiovisual na Vancouver Film School. Atualmente, trabalha como tradutor de jogos de videogame, escritor de ficção e roteirista para televisão, cinema e videogame.




Oficina de Roteiro de Cinema - Turma 17
de Marcelo Cortez

Início
08 de Janeiro de 2019 (terça-feira)

Horário
19h às 21h

Duração
7 encontros semanais presenciais (14 horas / aula)

Local
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
- Cartão de Crédito: R$ 480,00 (parcelado em 4x)
- À Vista (Depósito bancário / transferência): R$ 460,00
- Valor promocional para as primeiras 5 inscrições*: R$ 420,00
(*válido apenas para pagamento por depósito bancário / transferência)

Formas de pagamento
Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito

Material
Certificado de participação e Apostila (PDF)

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural

.
.
Instruções para efetuar a inscrição

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.

.
.
.
.