quinta-feira, 19 de maio de 2016

Stanley Kubrick em Passo Fundo





CURSO EM PASSO FUNDO (RS)


Apresentação

"Um filme é - ou deveria ser - mais como música do que ficção.
Deve ser uma progressão de atmosferas e sentimentos. O tema, o que está por trás da emoção, o significado, tudo isso vem depois."
Stanley Kubrick


É impossível passar despercebida a importância de Stanley Kubrick na história do cinema mundial. Dirigiu 16 filmes (curtas e longas-metragens), entre adaptações e ideias originais, trabalhou com grandes atores e desafiou convenções da linguagem cinematográfica. Dezesseis anos após sua morte, o conjunto da sua obra ainda fascina e inspira.


Ainda na adolescência, visando a carreira como fotógrafo, Stanley Kubrick conseguiu emprego na conceituada revista Look, mas logo descobriu que o seu futuro estava ligado a outro tipo de câmera. Realizou o primeiro curta-metragem aos 22 anos. Repetiu a experiência com outros dois curtas antes de estrear seu primeiro longa, Medo e Desejo, em 1953. Já demonstrando seu temperamento perfeccionista, o próprio Kubrick considerou o trabalho amador e, mesmo com algumas boas críticas, logo tratou de retirá-lo de circulação. Até hoje, o filme permanece fora de catálogo, tendo sido exibido poucas vezes em festivais ou distribuído ilegalmente.


A partir deste trabalho inicia a trajetória de um dos realizadores mais influentes e respeitados do cinema mundial. Admirado por seus colegas cineastas e cultuado por seus fãs, Stanley Kubrick nunca foi exatamente um campeão de bilheteria, mas seus filmes permanecem sendo admirados e estudados, fonte de referência e exemplo supremo das potencialidades estéticas da sétima arte.

Entre o cinema comercial de Hollywood e a singularidade autoral, o trabalho de Kubrick é inclassificável. O diretor americano, que nos últimos anos de vida e carreira estava radicado na Inglaterra, transitou serenamente por diversos gêneros de filmes sem nunca se repetir. Sua versatilidade é mais uma de suas inúmeras qualidades. O estudo de seus filmes, vários deles verdadeiras obras-primas, nos aproxima de sua forma peculiar e criativa de fazer cinema, onde é possível interpretar toda sua genialidade.


Objetivos

O curso Stanley Kubrick: A Odisseia de um Gênio, ministrado por Cassio Tolpolar, tem como objetivos apresentar a história e carreira de Stanley Kubrick através do estudo e revisão de seus filmes principais e suas características. E por fim, analisar o uso da linguagem cinematográfica por Kubrick e os diferenciais que este apresentou no conjunto de sua obra.


Conteúdos das aulas

Aula 1
- Quem foi Stanley Kubrick? Vida e obra.
- Filmes e legado artístico.


Aula 2
- Análise detalhada dos principais filmes e elementos da linguagem usados por Kubrick.
- O ritmo das cenas.
- Perspectiva e composição visual.
- Utilização da música.
- 20 razões para considerar Stanley Kubrick um gênio.


Ministrante: Cassio Tolpolar
Diretor e roteirista com o curta "Vênus", exibido em diversos países e ganhador de prêmios como Melhor Diretor e Melhor Fotografia nos Festivais de Gramado e Brasília respectivamente. Cursou mestrado em Cinema pelo San Francisco Art Institute. Nos Estados Unidos, trabalhou com instituições como Sundance e Los Angeles Latino International Film Festival. Também dirigiu vários curtas-metragens experimentais, programas para a TV e documentários. Após 11 anos, Cassio retornou a Porto Alegre com o documentário "Mamaliga Blues". Ministra aulas sobre linguagem cinematográfica e é consultor de roteiros para o programa "Garagem Criativa" da PUCRS.



Curso
STANLEY KUBRICK: A ODISSEIA DE UM GÊNIO
de Cassio Tolpolar

DATA
18 / Junho (sábado)

HORÁRIO
Aula 1: 14h às 16h30
Aula 2: 17h às 19h30

LOCAL
Teatro do SESC
(Av. Brasil, 30 - Centro - Passo Fundo - RS)

INVESTIMENTO
R$ 60,00
(Valor promocional de R$ 50,00 para as primeiras 15 inscrições por depósito bancário)

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714

REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural
Ponto de Cinema
UPF

APOIO
SESC Passo Fundo


INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
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terça-feira, 17 de maio de 2016

Neorrealismo Italiano







Apresentação

Fim da Segunda Guerra Mundial, 1945. Numa Itália ainda sob escombros materiais, políticos e emocionais, cineastas como Roberto Rossellini, Luchino Visconti e Vittorio de Sica saem às ruas para, longe dos estúdios, fazer a “crônica do dia”: crônica da fome, do desemprego, da orfandade, das desigualdades sociais, regionais e de gênero que assolavam o país. E para entrar para a história do cinema.


O Neorrealismo Italiano, como ficou conhecido o movimento, viria a ser o ponto de origem, a referência sempre posta para todos os cineastas que a partir daí se interessariam por acessar a realidade de modo mais direto, reapresentando-a ao espectador ora em sua versão mais crua e objetiva, ora em outros registros e variações possíveis, como os dos cinemas intimista e realista subjetivo, político, alegórico etc. Antonioni, Fellini, Godard, Truffaut, Rohmer, nos anos 1950 e 1960, já acusam abertamente essa inspiração, algo que se repetiria em Glauber, Pasolini, Bertolucci, Wenders, Fassbinder, Herzog e tantos outros expoentes do cinema moderno. Seria o caso igualmente do cinema indie estadunidense de Cassavetes, já nos 1960, e de seus herdeiros contemporâneos como Spike Lee, Gus Van Sant ou Sofia Coppola. Ou ainda dos chineses, taiwaneses e iranianos dos Novos Cinemas asiáticos dos anos 1980 e 1990, de que são exemplo Zhang Yimou, Hou Hsiao-Hsien, Tsai Ming Liang e Kiarostami. E de uma enorme diversidade de cineastas atuais, por todos os continentes.



Enfim, Rossellini & Cia. criaram com sua estética realista uma alternativa clara e incrivelmente eficaz ao naturalismo (aparência, ilusão de realidade) imperante em Hollywood, e, de quebra, opções também às duas grandes escolas anteriores do chamado cinema de arte: o Expressionismo Alemão e a Montagem Soviética. Seu conceito de cinema baseado no uso de locações naturais e luz ambiente, planos longos e abertos, mescla de atores profissionais e não-profissionais, aliados à abertura ao improviso, tudo de modo a gerar uma imagem de caráter mais “documental”, serviu como matriz para o desenvolvimento das inúmeras vertentes de realismos cinematográficos vistos desde então.



Objetivos

O curso Neorrealismo Italiano: O Movimento e Seu Legado, ministrado por Fernando Mascarello, vai apresentar os principais filmes e diretores, enfatizando as suas importantes inovações históricas de estilo e temática e situando-as no contexto da Europa pós-Segunda Guerra Mundial. A proposta é compreender o movimento como uma sistematização do realismo cinematográfico e ponto de origem da vertente realista em cinema, até hoje um dos pilares centrais do chamado “cinema de arte”. O curso também vai examinar as principais subvertentes dessa tradição realista, desde o realismo subjetivo de Antonioni e Fellini, nos anos 1950, passando pela Nouvelle Vague francesa e chegando, no contemporâneo, a fenômenos como os Novos Cinemas asiáticos (Taiwan, China, Irã), o cinema indie americano, o Novo Cinema Argentino e cineastas brasileiros atuais.


Conteúdos

O Neorrealismo Italiano

1. Principais filmes e diretores.
2. A tríade Rossellini, Visconti e De Sica.
3. A estética neorrealista.
4. O contexto histórico pós-Segunda Guerra Mundial.

Compreendendo o realismo cinematográfico

1. Por que realismo?
2. O Neorrealismo como alternativa a Hollywood, ao Expressionismo Alemão e à Montagem Soviética.
3. Realismo do cinema de arte x naturalismo hollywoodiano: por que essa diferença é tão crucial?

A vertente realista em cinema

1. O realismo subjetivo italiano dos anos 1950.
2. A influência realista sobre a Nouvelle Vague e os Novos Cinemas dos anos 1960.
3. Anos 1980 e 1990: China, Taiwan, Irã.
4. Realismo made in USA: o cinema indie estadunidense.
5. Realismos contemporâneos argentinos e brasileiros.


Ministrante: Fernando Mascarello
Professor e pesquisador com atuação nas áreas de Teoria do Cinema, História do Cinema, Análise Fílmica, Crítica Cinematográfica, Estudos Culturais e Gênero e Sexualidade. Seu livro "História do Cinema Mundial é adotado na maior parte dos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual do país. Como crítico de cinema, também foi responsável pela criação da revista Teorema - Crítica de Cinema, de Porto Alegre. Coordena o curso de Especialização em Cinema da UNISINOS. Atua, desde 2003, como professor das disciplinas de História do Cinema Internacional e Teoria do Cinema do curso de Realização Audiovisual. É doutor em Cinema pela Universidade de São Paulo (2004). Já ministrou os cursos 'Filme Noir: Cinefilia & Sexualidade" e "Cinema de Autor" pela Cine UM.




Curso
NEORREALISMO ITALIANO:
O MOVIMENTO E SEU LEGADO
de Fernando Mascarello

DATAS
04 e 05 / Junho (sábado e domingo)

HORÁRIO
9h30 às 12h30

DURAÇÃO
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

LOCAL
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO
R$ 80,00
(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)
*** VALOR PROMOCIONAL ESGOTADO ***

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

PARCERIA



INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.

3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, retorne ao blog e clique no botão do PagSeguro.
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