sábado, 25 de março de 2017
domingo, 19 de março de 2017
Trilogia Godfather
Apresentação
No
final dos anos 1960, a efervescência cultural e social da América provocou
mudanças nos temas, na forma de produção e nas próprias influências sofridas
pelos filmes produzidos nos cinema norte-americano, no que foi o início da
chamada Nova Hollywood. Um dos filmes mais celebrados desse período, tanto
pelos resultados criativos como pelo impacto social e cultural obtido foi O Poderoso
Chefão (The Godfather, 1972) baseado no best-seller de Mario Puzo, que marcou a história do cinema e
constituiu-se ao longo dos 18 anos seguintes, em uma trilogia.
De
uma obra inicialmente destinada a se tornar um mero produto de segunda classe,
a adaptação encontrou, no jovem Francis Ford
Coppola, um surpreendente artista disposto defender suas ideias a ponto de
transformar uma adaptação problemática em um filme referencial. Coppola manteve
a base da história de Puzo, mas ampliou um livro problemático, usando de
recursos da linguagem cinematográfica, até torná-lo a epítome dos filmes de
gângster e, talvez, do próprio cinema norte-americano contemporâneo.
Sempre
lembrado pelos fãs por cenas emblemáticas, frases absorvidas pela cultura
popular e histórias de bastidores, os três filmes também dividem opiniões na
busca pelo "ponto alto" da trilogia. Um mergulho que vá além dos elementos já conhecidos e discutidos normalmente
relacionados à pré-produção e filmagens vai revelar que os três
filmes na verdade devem ser compreendidos como uma só obra. Assim, identificamos seu grande tema de fundo e a forma como os
elementos da linguagem cinematográfica podem ser compreendidos, através da
análise fílmica, para ampliar a compreensão da trilogia como um todo.
Objetivos
O
curso Trilogia Godfather – Tradição, Família & Poder, ministrado por Fábio Rockenbach
vai oferecer uma visão baseada na Análise Fílmica da trilogia O Poderoso Chefão,
estabelecendo como recursos da linguagem audiovisual determinam a compreensão
dos três filmes e suas relações, a partir do olhar sobre elementos da
mise-en-scène, das propriedades discursivas da câmera, da montagem e de
paralelos narrativos estabelecidos ao longo dos filmes.
A partir da análise de diferentes códigos fílmicos e não-fílmicos, o curso analisará a construção narrativa, os paralelos estabelecidos ao longo da trilogia, as alegorias construídas a partir do cenário, do figurino, dos arcos dramáticos, da trilha e dos principais temas em torno dos quais se constrói a tragédia de Michael Corleone e da mais conhecida família mafiosa da cultura popular.
Público alvo
Esta
atividade se destina a qualquer interessado. Não é necessário nenhum
pré-requisito de formação e/ou atuação profissional.
Conteúdos
Aula 1
- Preparando
o olhar:
a) Introdução sobre elementos discursivos e
códigos audiovisuais;
b)As propriedades de discurso da câmera,
encenação, mise-en-scéne, som e a
importância de sua compreensão para a interpretação e o sentido do filme
através da análise fílmica.
- O
Poderoso Chefão:
a) Do livro para as telas: o impacto do filme
na cultura popular e a importância de Coppola para a transposição;
b) Adaptar para o cinema, mais do que
transpor: livro x filme;
c) A compreensão da série como um só filme -
uma visão em construção.
- Estrutura
narrativa dos três filmes.
- Trama
e sub-trama
a) A rotina de uma família mafiosa siciliana vista de dentro;
b) A tragédia de Michael e a eterna comparação com o pai;
c) Paralelos narrativos estabelecendo o tema principal.
Aula 2
-
A religião e seu papel na tragédia de Michael Corleone.
-
O papel feminino na trama.
-
Montagem linear e paralela construindo significados.
-
Rimas visuais.
-
Análise de cenas:
a)
A terra da liberdade;
b)
Composição e hierarquia;
c)
Identificação;
d)
Enquadramento e discurso;
e)
Alegoria, citação e discurso visual;
f)
O som como discurso.
Ministrante:
Fábio Rockenbach
Jornalista, e especialista
em Cinema e Linguagem Audiovisual e mestre em recepção literária. Foi editor
cultural do grupo Diário da Manhã (Passo Fundo) de 2007 a 2010. Professor da Faculdade de
Artes e Comunicação da UPF (Universidade de Passo Fundo), nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Artes
Visuais, onde leciona a cadeira de Estilo e Processos Cinematográficos. É
coordenador do projeto de extensão Ponto de Cinema, fundador e coordenador do
Núcleo de Estudos em Cinema da mesma universidade e analista audiovisual na
Revista Moviement. Coautor do livro "Poder e Sociedade no Castelo de
Cartas" em que analisa o uso de recursos da linguagem audiovisual na série
House of Cards, da Netflix.
Duração
Investimento
Informações
Realização
Patrocínio
Curso
Trilogia Godfather: Tradição, Família & Poder
de Fábio Rockenbach
de Fábio Rockenbach
Datas
08 e 09 / Abril (sábado e domingo)
Horário
14h às 17h
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Cinema Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
R$ 85,00
* À Vista (p/depósito bancário): R$ 80,00 (desc. 6%)
* À Vista (p/depósito bancário): R$ 80,00 (desc. 6%)
Formas de pagamento
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
Material
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
Patrocínio
domingo, 5 de março de 2017
quarta-feira, 1 de março de 2017
Literatura Policial no Cinema
Apresentação
Os crimes, e as pessoas que os
investigam e combatem, têm sido uma fonte inesgotável de histórias fascinantes.
Histórias essas que nos acompanham desde a antiguidade, mas ganharam sua forma
definitiva nos Estados Unidos da América a partir do século XIX. Nas primeiras
décadas do século XX, a já consolidada Literatura Policial tornou-se um dos
gêneros mais populares do mundo, e, os EUA, seu principal produtor.
Desde seu princípio, o cinema bebeu em
fontes literárias para encantar os espectadores. Com a Literatura Policial não
poderia ser diferente. De Edgar Allan Poe, considerado o pai do detetive
moderno, até Dennis Lehane, um dos principais autores da atualidade, mais de um
século e meio de boa escrita gerou material para clássicos da tela grande.
Mestres de diversas gerações do cinema,
como Howard Hawks e Billy Wilder,
passando por Sam Peckinpah e Robert Altman até chegar a Quentin Tarantino,
demonstraram suas paixões literárias em excelentes adaptações. Mesmo fora dos
EUA, com François Truffaut, Wim Wenders e tantos outros, o poder dessas páginas
criminosas se fez sentir.
Objetivos
O Curso À Queima-Roupa – A Literatura
Policial Americana no Cinema, de César Almeida, tem como objetivo analisar a
evolução e as diversas facetas da produção literária americana sobre crimes através
das adaptações de obras produzidas por autores clássicos como Dashiell Hammett, Patricia Highsmith e James
Ellroy.
Aula 1
- Breve história do crime na
literatura.
- O destino
bate à sua porta: a escola Hardboiled
Raymond
Chandler / James M. Cain / Dashiell Hammett / Cornell
Woolrich / Dorothy B. Hughes / Charlotte Armstrong
- Os implacáveis:
a geração pós-pulp
Jim Thompson
/ Chester Himes / Ross Macdonald / David Goodis / Mickey Spillane
Aula 2
- O sol por
testemunha: os modernizadores
Patricia
Highsmith / Elmore Leonard / Donald E. Westlake / James Lee Burke / Lawrence
Block / George V. Higgins
- Atração perigosa:
os mestres contemporâneos
James Sallis
/ James Ellroy / Joe R. Lansdale / Walter
Mosley / Dennis Lehane / Chuck Hogan
Ministrante: CÉSAR ALMEIDA
Publica artigos sobre cinema desde
2008. Lançou, em 2010, o livro "Cemitério Perdido dos Filmes B", que
compila 120 resenhas de sua autoria. Em 2012, organizou "Cemitério Perdido
dos Filmes B: Exploitation" com textos próprios e de outros 11 críticos de
cinema. Escreve ficção, com o pseudônimo Cesar Alcázar, e atua como editor e
tradutor. Já ministrou os cursos “Mestres & Dragões: A Era de Ouro das
Artes Marciais no Cinema”; “Sam Peckinpah – Rebelde Implacável”;
“Blaxploitation – O Cinema Negro Americano dos Anos 70”; “Zumbis no Cinema –
Eterno Retorno” e “Era Uma Vez o Spaghetti Western” pela Cine UM.
Duração
Investimento
Informações
Realização
Patrocínio
Curso
À Queima-Roupa:
A Literatura Policial Americana no Cinema
de César Almeida
À Queima-Roupa:
A Literatura Policial Americana no Cinema
de César Almeida
Datas
25 e 26 / Março (sábado e domingo)
Horário
9h30 às 12h30
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
R$ 85,00
* À Vista (p/depósito bancário): R$ 80,00 (desc. 6%)
* À Vista (p/depósito bancário): R$ 80,00 (desc. 6%)
Formas de pagamento
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
Material
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
Patrocínio
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO
1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.
Assinar:
Postagens (Atom)