segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Cinema e Políticas de Estado

 




O Estado Nacional começou a participar definitivamente da produção cinematográfica brasileira nas décadas de 50 e 60. Antes disto, a participação oficial limitava-se a uma parca legislação, uma censura ferrenha, uma produção tendenciosa feita pelo DIP, à época do Estado Novo, e a atitudes idealistas, como a criação do Instituto Nacional de Cinema Educativo, o INCE, que se destinava a “promover e orientar a utilização da cinematografia especialmente como processo auxiliar do ensino, e ainda como meio de educação popular”.



Com a entrada dos militares no poder, em 64, e principalmente com a linha dura imposta a partir de 1968, a relação Cinema/Estado tomou um caráter cada vez mais estreito, com a instalação da censura e a criação da Embrafilme. Na redemocratização do país o cinema passou por várias fases, como a terra arrasada no Governo Collor e a Retomada a partir dos governos seguintes.

Objetivos

O Curso online CINEMA E POLÍTICAS DE ESTADO: DO INCE À ANCINE, ministrado por Flávia Seligman, vai abordar a participação dos diversos governos na legislação e no fomento ao Cinema Brasileiro, desde a Ditadura Vargas, com o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), até o surgimento da Agência Nacional de Cinema (ANCINE). O programa do curso tem base nas pesquisas de José Mário Ortiz Ramos, Anita Simis, Tunico Amâncio e Marcelo Ikeda, além dos mais de 30 anos de experiência em pesquisa e produção audiovisual da Cineasta e Professora Flávia Seligman.


Conteúdos

Aula 1

- A Ditadura Vargas e o Cinema: o DIP e o INCE

- O desenvolvimentismo dos anos 50 e o Cinema Novo

- O Golpe Militar, a Embrafilme e o INC

 

Aula 2

- A redemocratização e o Governo Collor

- A Retomada

- ANCINE, produção e mercado

Ministrante: Flávia Seligman

Professora universitária na área de Cinema e Televisão. Bacharel em Jornalismo pela Famecos PUC, Mestre e Doutora em Artes com opção em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atuou como professora no Curso de Publicidade e Propaganda da FAMECOS / PUCRS (1993-2001) e FABICO / UFRGS (1999-2003), no Curso de Design da ESPM SUL (2011-2016) e nos cursos de Realização Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Fotografia da Unisinos (2003-2020). Membro do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, gestão 2020/2021. Atualmente é professora substituta no Curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal de Pelotas, membro do Conselho Deliberativo da Socine, e avaliadora de Cursos da Educação Superior, credenciada pelo MEC. Já ministrou os cursos "Filme Comédia - O Cinema Que Faz Rir", “Cinema Brasileiro nos Anos de Chumbo” e “Cinema & Ditaduras na América Latina” pela Cine UM.


Curso online
CINEMA E POLÍTICAS DE ESTADO:
DO INCE À ANCINE
de Flávia Seligman


Datas
11 e 12 / Dezembro
(sábado e domingo)

Horário
14h às 16h30

Duração
2 encontros online
(carga horária: 5 horas / aula)

Material
Certificado de participação


Investimento
R$ 70,00 (parcelado em até 12x)

..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições:
R$ 60,00



Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714




Realização



 



sábado, 20 de novembro de 2021

São Paulo

 




O cinema e a cidade moderna estabelecem uma relação mútua, onde a cinematografia testemunhou, registrou e discutiu o desenvolvimento da urbanidade moderna e suas transformações, mostrando-se como um relevante espelho da sociedade ao “criar” imagens e ideias sobre determinados lugares, muitas das vezes manipulando-as e influenciando-as.


Provavelmente, como nenhum outro método de visualização, como máquina do visível, o cinema consegue representar os espaços arquitetônicos como espaços vividos e habitados. O processo de criação dessa memória, profundamente ancorada nas experiências prévias do espectador, está não só relacionado com a realidade física dos espaços filmados, mas também com a relação vivencial que estabelecemos com outros elementos que constroem os mundos cinematográficos, quer sejam personagens, objetos, luzes, cores, texturas, sons ou narrativas.

A trajetória e a representação da cidade de São Paulo e de suas arquiteturas no cinema é extremamente rica e conta com muitos filmes ficcionais nacionais. Podemos ainda dizer que, em alguns filmes particularmente, ela é mais do que mera coadjuvante cênica, e que também ela não representa apenas uma realidade “imaginada”, mas é bastante eficaz em comunicar mensagens e concretizar significados essenciais relativos da ”realidade” de São Paulo e a sua arquitetura. 



representação da arquitetura paulistana nas imagens cinematográficas ficcionais acentua o interesse por nossa história, tanto pelas nossas mitologias urbanas quanto pelos nossos diversos tipos de representações. O edifício COPAN é um dos exemplos mais contundentes da imensa força da utilização das imagens enquanto veículo de representação e divulgação da Arquitetura. É também um potente exemplo de como a mídia cinemática representa os espaços arquitetônicos como espaços vividos e habitados e a concretização do processo de criação desta “memória” social. Toda vez que a representação iconográfica da cidade de São Paulo se faz necessária, o objeto arquitetônico COPAN é invocado a compor parte dessas ilustrações.


Objetivos

O Curso online SÃO PAULO A 24 QUADROS: UMA CIDADE DE CINEMA, ministrado por Paulo Leônidas, objetiva estabelecer uma análise sobre a arquitetura da cidade de São Paulo e como sua imagem arquitetônica e sua realidade é representada na cinematografia brasileira.

Porque apreendemos que a Arquitetura de São Paulo representada nas imagens cinematográficas é real? De que maneira estas representações podem nos ajudar a entender a cidade e suas arquiteturas?

partir destas e outras reflexões se buscará uma fundamentação analítica, teórica e instrumental para uma abordagem da intersecção entre a Arquitetura e a Cinematografia e suas representações.


Conteúdos

Aula 1

A Duplicidade / Domínios da Imagem / A Construção da Modernidade / Topologias da Cidade / A cidade à distância / A visão aérea e panorâmica / As habitações / Mobilidade e verticalidade

Filmes representativos e emblemáticos

 


Aula 2

A arquitetura icônica / Edifício COPAN e sua representação física e imaginária / O encontro através do olhar / Um objeto recordação / A cidade e a cidade-tela

Filmes representativos e emblemáticos


Ministrante: Paulo Leônidas

Graduado em Arquitetura (UFRGS). Pós-graduado em Arquitetura (PROPAR / UFRGS / Architectural Association School of Architecture - Londres). Mestrado em Arquitetura (PROPAR / UFRGS). Professor visitante na Escola de Arquitetura / Universidade de Varsóvia (Polônia) e na Architectural Association School of Architecture - Londres.

Conferencista, cenógrafo, cineasta, escritor e roteirista de cinema e séries de TV. Lançou os livros "Romeu e Julieta 1844" (romance, 2015) e "DezMiolados" (coletânea de autores, 2019). É autor de inúmeros artigos e textos acadêmicos. Ministrou o curso “A Arquitetura do Cinema” pela Cine UM.


Curso online
SÃO PAULO A 24 QUADROS:
UMA CIDADE DE CINEMA
de Paulo Leônidas


Datas
04 e 05 / Dezembro
(sábado e domingo)

Horário
14h às 16h30

Duração
2 encontros online
(carga horária: 5 horas / aula)

Material
Certificado de participação
+
Apostila (material didático)


Investimento
R$ 90,00 (parcelado em até 12x)

..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições (20% de desconto):
R$ 70,00



Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714




Realização



 






quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Abbas Kiarostami

 






"O cinema começa com D.W. Griffith e termina com Abbas Kiarostami".

A definição, atribuída a Jean-Luc Godard, foi muito lembrada quando da morte do cineasta iraniano , em 2016. Mas para além de ter contribuído decisiva e diretamente, mesmo sob condições políticas as mais adversas, para o desenvolvimento de uma das filmografias mais aclamadas da segunda metade do século 21, da qual se tornou o maior expoente, qual a importância de Kiarostami para o cinema contemporâneo?


Embora a arte cinematográfica não tenha se encerrado com o falecimento de Kiarostami, ao contrário do que uma interpretação literal da frase de Godard poderia sugerir, não é difícil compreender suas palavras. Se ainda em sua fase embrionária o cinema provou sua capacidade de não apenas reproduzir a realidade mas também de superá-la, décadas mais tarde começariam a chamar a atenção do planeta obras que complexificavam as fronteiras entre realidade e ficção, apresentadas por um grupo de realizadores no longínquo e conflagrado Irã.

À frente desse movimento, que ficaria conhecido como Novo Cinema Iraniano, estava Kiarostami. Formado em Belas Artes pela Universidade de Teerã, foi ele que inaugurou o que se tornariam as marcas dessa profícua geração: o protagonismo de personagens infantis, a estética naturalista, a autorreferência, a mistura entre documental e ficcional. Por conta disso, tornou-se referência para outros nomes fundamentais, como Mohsen Makhmalbaf e Jafar Panahi.

Da obra-prima Close-Up, passando pelo consagrado O Gosto da Cereja e chegando a produções mais recentes, como Cópia Fiel, Kiarostami provocou como ninguém os limites do cinema - e da arte como um todo - de referenciar o mundo.


Objetivos

O Curso online ABBAS KIAROSTAMI - O FIM DO CINEMA?, ministrado pelo jornalista Pedro Garcia, apresentará um panorama da obra do mais expoente cineasta iraniano e um dos grandes realizadores de toda a história do cinema. Os títulos mais representativos de sua extensa filmografia serão analisados à luz dos elementos que compuseram a assinatura, sobretudo o questionamento à imagem cinematográfica e aos limites da ficção.


Conteúdos


Aula 1

Panorama do Novo Cinema Iraniano.

O período pré-Revolução: o Kanun, O Pão e o Beco, O Viajante e A Experiência.

Os limites da ficção na Trilogia de Koker e Close-Up.

 


Aula 2

O movimento em O Vento nos Levará e O Gosto da Cereja.

O ativismo político em Dez e ABC África.

O questionamento à autenticidade em Cópia Fiel e Um Alguém Apaixonado.

O experimentalismo em Five, Shirin e 24 Frames.


Ministrante: Pedro Garcia

Jornalista e Mestre em Letras. Em sua dissertação, analisou questões relacionadas a metanarrativa, pós-modernidade e política em filmes do diretor iraniano Jafar Panahi. Também já publicou artigos e ministrou curso sobre essa temática pela Cine UM.


Curso online
ABBAS KIAROSTAMI:
O FIM DO CINEMA?
de Pedro Garcia


Datas
27 e 28 / Novembro
(sábado e domingo)

Horário
14h às 16h30

Duração
2 encontros online
(carga horária: 5 horas / aula)

Material
Certificado de participação


Investimento
R$ 70,00 (parcelado em até 12x)

..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições:
R$ 60,00



Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714






Realização