"O cinema começa com D.W. Griffith e termina com Abbas Kiarostami".
A definição, atribuída a Jean-Luc Godard, foi muito lembrada quando da morte do cineasta iraniano , em 2016. Mas para além de ter contribuído decisiva e diretamente, mesmo sob condições políticas as mais adversas, para o desenvolvimento de uma das filmografias mais aclamadas da segunda metade do século 21, da qual se tornou o maior expoente, qual a importância de Kiarostami para o cinema contemporâneo?
À frente desse movimento, que ficaria conhecido como Novo Cinema Iraniano, estava Kiarostami. Formado em Belas Artes pela Universidade de Teerã, foi ele que inaugurou o que se tornariam as marcas dessa profícua geração: o protagonismo de personagens infantis, a estética naturalista, a autorreferência, a mistura entre documental e ficcional. Por conta disso, tornou-se referência para outros nomes fundamentais, como Mohsen Makhmalbaf e Jafar Panahi.
Da obra-prima Close-Up, passando pelo consagrado O Gosto da Cereja e chegando a produções mais recentes, como Cópia Fiel, Kiarostami provocou como ninguém os limites do cinema - e da arte como um todo - de referenciar o mundo.
Objetivos
O Curso online ABBAS KIAROSTAMI - O FIM DO CINEMA?, ministrado pelo jornalista Pedro Garcia, apresentará um panorama da obra do mais expoente cineasta iraniano e um dos grandes realizadores de toda a história do cinema. Os títulos mais representativos de sua extensa filmografia serão analisados à luz dos elementos que compuseram a assinatura, sobretudo o questionamento à imagem cinematográfica e aos limites da ficção.
Conteúdos
Aula 1
Panorama do Novo Cinema Iraniano.
O período pré-Revolução: o Kanun, O Pão e o Beco, O Viajante e A Experiência.
Os limites da ficção na Trilogia de Koker e Close-Up.
Aula 2
O movimento em O Vento nos Levará e O Gosto da Cereja.
O ativismo político em Dez e ABC África.
O questionamento à autenticidade em Cópia Fiel e Um Alguém Apaixonado.
O experimentalismo em Five, Shirin e 24 Frames.
Ministrante:
Pedro Garcia
Jornalista e Mestre em Letras. Em sua dissertação, analisou questões relacionadas a metanarrativa, pós-modernidade e política em filmes do diretor iraniano Jafar Panahi. Também já publicou artigos e ministrou curso sobre essa temática pela Cine UM.
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