Apresentação
Em mais de um século de existência, a pintura está presente no cinema de
várias maneiras. Alguns filmes são sobre pintores; em outros, a pintura tem uma
importância fundamental na narrativa; outros, ainda, tem sua imagem baseada em
movimentos ou pintores específicos - e alguns, claro, tem todos esses aspectos
juntos.
"Os limites da tela não são, como o vocabulário técnico daria por vezes a entender, a moldura da imagem, mas a máscara que só pode desmascarar uma parte da realidade. A moldura polariza o espaço para dentro; tudo o que a tela nos mostra, ao contrário, supostamente se prolonga indefinidamente no universo. A moldura é centrípeta, a tela é centrífuga. Consequentemente, se invertendo o processo pictórico, a tela é inserida na moldura, o espaço do quadro perde sua orientação e seus limites para impor-se à nossa imaginação como indefinido."
(André Bazin - Teórico e Crítico de Cinema)
Objetivos
O curso Cinema & Pintura: Um
Encontro Artístico, ministrado por Milton do Prado, tem como objetivo
apresentar todas essas tendências e entender, com o uso de exemplos, como o
diálogo entre essas duas formas de expressão se deu através do tempo, das
tendências estéticas de um e outro campo, assim como das expressões pessoais de
alguns realizadores e diretores de fotografia.
Conteúdos
Aula 1
A pintura vai ao cinema
Questões de representação
Imagem parada e em movimento
Primeiras manifestações: irmãos Lumière e Georges Méliès
Vanguardas dos anos 1920: Hans Richter e Man Ray
O documentário de arte: Alain Resnais e Henri-Georges Clouzot
Nouvelle Vague, pop art e colagem: Jean-Luc Godard e Eric Rohmer
A imagem-pintura: Terrence Malick e Wim Wenders
Aula 2
O cinema vai à pintura
Questões de expressão
Ficções múltiplas sobre pintores e pinturas: Raul Ruiz e Orson Welles
Imagens do
Inconsciente: Stan Brackhage e Leon Hirszman
A morte do Cinema salvo pela pintura: anos 1980
Processos de criação: Agnès Varda e Jacques Rivette
O caso Van Gogh: o pintor mais cinematográfico da história?
Questões de imersão.
Milton do Prado
Formado em Jornalismo pela UFRGS. Atua como montador de cinema desde
1998. É sócio da Rainer Cine, junto com Fabiano de Souza, que lançou os longas "A
Última Estrada da Praia" e "Nós Duas Descendo a Escada". Foi
programador da Sala P. F. Gastal (1999) e presidente da Associação dos
cineastas do Rio Grande do Sul (APTC / ABD - RS, 2001-2003). É professor e
coordenador do curso de Cinema e Realização Audiovisual da Unisinos. Possui
mestrado em Estudos de Cinema da Concordia (Montreal / Canadá), com uma
dissertação sobre o cineasta Jacques Rivette. É também um dos editores da
revista "Teorema - Crítica de Cinema". Já ministrou o curso “Nouvelle
Vague: Um Cinema à Francesa” pela Cine UM.
CINEMA & PINTURA:
UM ENCONTRO ARTÍSTICO
de Milton do Prado
UM ENCONTRO ARTÍSTICO
de Milton do Prado
Datas
06 e 07 de Abril (sábado e domingo)
Horário
14h às 17h
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
- Pagamento p/ Cartão de crédito: R$ 95,00
- Pagamento p/ Depósito: R$ 90,00
- Pagamento p/ Depósito: R$ 90,00
***
Promoção:R$ 80,00
(Valor promocional esgotado!)
Promoção:
(Valor promocional esgotado!)
Certificado de participação e Apostila
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos
Patrocínio
Total Poker Club
Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
Bode na Sala
Cinemateca Capitólio Petrobras
Bode na Sala
.
.
.
Instruções para efetuar a inscrição
1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.
.
.
.
.