quinta-feira, 21 de março de 2019

Cinema e Pintura










Apresentação

Em mais de um século de existência, a pintura está presente no cinema de várias maneiras. Alguns filmes são sobre pintores; em outros, a pintura tem uma importância fundamental na narrativa; outros, ainda, tem sua imagem baseada em movimentos ou pintores específicos - e alguns, claro, tem todos esses aspectos juntos.



"Os limites da tela não são, como o vocabulário técnico daria por vezes a entender, a moldura da imagem, mas a máscara que só pode desmascarar uma parte da realidade. A moldura polariza o espaço para dentro; tudo o que a tela nos mostra, ao contrário, supostamente se prolonga indefinidamente no universo. A moldura é centrípeta, a tela é centrífuga. Consequentemente, se invertendo o processo pictórico, a tela é inserida na moldura, o espaço do quadro perde sua orientação e seus limites para impor-se à nossa imaginação como indefinido."
                                          (André Bazin - Teórico e Crítico de Cinema)


Objetivos

O curso Cinema & Pintura: Um Encontro Artístico, ministrado por Milton do Prado, tem como objetivo apresentar todas essas tendências e entender, com o uso de exemplos, como o diálogo entre essas duas formas de expressão se deu através do tempo, das tendências estéticas de um e outro campo, assim como das expressões pessoais de alguns realizadores e diretores de fotografia.


Conteúdos

Aula 1
A pintura vai ao cinema

Questões de representação
Imagem parada e em movimento
Primeiras manifestações: irmãos Lumière e Georges Méliès
Vanguardas dos anos 1920: Hans Richter e Man Ray
O documentário de arte: Alain Resnais e Henri-Georges Clouzot
Nouvelle Vague, pop art e colagem: Jean-Luc Godard e Eric Rohmer
A imagem-pintura: Terrence Malick e Wim Wenders


Aula 2
O cinema vai à pintura

Questões de expressão
Ficções múltiplas sobre pintores e pinturas: Raul Ruiz e Orson Welles
Imagens do Inconsciente: Stan Brackhage e Leon Hirszman
A morte do Cinema salvo pela pintura: anos 1980
Processos de criação: Agnès Varda e Jacques Rivette
O caso Van Gogh: o pintor mais cinematográfico da história?
Questões de imersão.


Milton do Prado
Formado em Jornalismo pela UFRGS. Atua como montador de cinema desde 1998. É sócio da Rainer Cine, junto com Fabiano de Souza, que lançou os longas "A Última Estrada da Praia" e "Nós Duas Descendo a Escada". Foi programador da Sala P. F. Gastal (1999) e presidente da Associação dos cineastas do Rio Grande do Sul (APTC / ABD - RS, 2001-2003). É professor e coordenador do curso de Cinema e Realização Audiovisual da Unisinos. Possui mestrado em Estudos de Cinema da Concordia (Montreal / Canadá), com uma dissertação sobre o cineasta Jacques Rivette. É também um dos editores da revista "Teorema - Crítica de Cinema". Já ministrou o curso “Nouvelle Vague: Um Cinema à Francesa” pela Cine UM.



Curso
CINEMA & PINTURA:
UM ENCONTRO ARTÍSTICO
de Milton do Prado

Datas
06 e 07 de Abril (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
- Pagamento p/ Cartão de crédito: R$ 95,00
- Pagamento p/ Depósito: R$ 90,00
***
Promoção: R$ 80,00
(Valor promocional esgotado!)

Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos

Patrocínio
Total Poker Club

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
Bode na Sala




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Instruções para efetuar a inscrição

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2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
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sexta-feira, 15 de março de 2019

Workshop: Guia de Sobrevivência para Escritores Independentes




Esta atividade integra a programação oficial do
PORTO ALEGRE NOIR II


Apresentação

Poucos mercados passaram por tanta turbulência nos últimos anos como o literário. Escritores veteranos, novatos, famosos ou independentes estão todos procurando meios de continuar sendo lidos e publicados durante a crise atual, enquanto editoras encontram novas formas de se sustentarem, livrarias fecham, e pequenas editoras prestadoras de serviços nascem todos os dias. Os leitores estão se adaptando ao e-book, são cada vez mais exigentes com o projeto gráfico e discutem as obras nas redes sociais.



A proposta do Workshop GUIA DE SOBREVIVÊNCIA PARA ESCRITORES INDEPENDENTES, ministrado por Cláudia Lemes, é abordar a crise do mercado editorial com um olhar realista, porém confiante, identificando oportunidades e tendências para que o escritor consiga continuar escrevendo e publicando, além de identificar seu público potencial, comunicar-se com ele de forma efetiva e fidelizar uma base de leitores, com objetivos de curto, médio e longo prazo para a carreira do autor.



Conteúdos

Gerenciamento de carreira
Criar e fortalecer a imagem do autor / Associações de gênero literário / Captando leitores / Agentes literários / Contos para conquistar leitores / Mailing / Planejamento de carreira / Capacitação profissional

Social Media
Gerenciar canais de comunicação / Gerar conteúdo / Afunilar a comunicação para gerar vendas

Publicação Independente
Publicação com foco e objetivos claros / Editoras pequenas / Vanity Press / Abordagem profunda do Crowdfunding (financiamento coletivo) / Loja própria / Cadeia do livro

Networking
Organizações e coletivos de escritores / Comunicação com agentes, editoras, blogs e leitores / Participação em eventos / Branding do escritor.


Cláudia Lemes
Fundadora e presidente da ABERST (Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror) e autora de diversos thrillers e guias de escrita, que largou a publicação tradicional para seguir a carreira como escritora independente, com sucesso. Em poucos meses captou recursos em projetos de financiamento coletivo para a publicação de diversos livros, incluindo a primeira versão brasileira do clássico policial O crime da Quinta Avenida, de Anna Katharine Green. Claudia Lemes também é tradutora, professora, leitora crítica e editora do selo Morgue, do grupo Lendari.




Workshop
Guia de Sobrevivência para
Escritores Independentes
por Cláudia Lemes

Data
14 de Abril (domingo)

Horário
14h às 16h30

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
- R$ 50,00 (Depósito ou Cartão de crédito)
***
Promoção: R$ 40,00
(Valor promocional esgotado!)

Material
Certificado de participação (Digital)

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos
Fio Produtora Cultural
Cesar Alcázar

Patrocínio Master
ABERST - Associação Brasileira de Escritores
de Romance Policial, Suspense e Terror


Patrocínio
L&PM Editores
Versátil Home Vídeo


Hotel parceiro
Eko Residence Hotel


Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
Prefeitura de Porto Alegre
Literatura Policial
Fernanda Calegaro Comunicação
Avec Editora
Prosa Filmes


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Instruções para efetuar a inscrição

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segunda-feira, 11 de março de 2019

Workshop: Cozy Mysteries



Esta atividade integra a programação oficial do
PORTO ALEGRE NOIR II


Apresentação

Gênero literário altamente difundido no exterior, o Cozy Mystery é pouco lembrado no Brasil, com exceção da obra de Agatha Christie. Trata-se de um estilo de história policial baseado no bucólico, no excêntrico e na capacidade de detetives amadores em desvendar mistérios aparentemente insolúveis.

Nas páginas dos cozy mysteries, tramas de crime se entrelaçam com a vida cotidiana. Assar um bolo, alimentar o gato ou apanhar os filhos na escola é tão importante quanto pegar o assassino. Os detetives são mulheres grávidas, idosos, confeiteiros, artesãos. A vida comum não se dobra à violência, mas, ao contrário, lida com ela da forma mais aconchegante possível.



Conteúdos

O que é o Cozy Mystery?
O conceito de aconchego / De volta ao vazo veneziano / A violência batendo à porta de uma vida comum / Todos podem ser detetives.

O que faz do Cozy um gênero literário especial
O apelo catártico da literatura policial / Catarse que pode ser apreciada por qualquer público / Literatura de crime para um público familiar.

Mergulhando no universo Cozy
Quirky: o que significa? / Detetives amadores / Personagens que leem livros de mistério / Lidando com a morte de um jeito leve / Livros de mistério no estilo "quarto fechado".

Agatha Christie
A temática Cozy por sua obra / Elementos Cozy em Hercule Poirot e outros protagonistas / Os livros canônicos de Miss Marple / A Miss Marple de Margaret Rutherford.

A importância de escrever em série
Leitores esperam que os personagens voltem em novos livros / Ganchos e trechos de capítulos do próximo volume / Protagonistas fortes e simpáticos / Ferramentas de publicação independente.

A importância dos títulos
Um bom título é essencial / Trocadilhos e bom humor / O uso da palavra Murder / Exemplos de títulos de Cozy.

A comunidade Cozy em tempos de internet
Dezenas de livros lançados todas as semanas / Blogs e sites de resenhas / Autores lendo autores / Resenhando obras nas redes sociais.



Matheus Ferraz
Autor mineiro, com trabalhos publicados em português, inglês e italiano. Com um mestrado em biografia na University of Buckingham, Inglaterra, o autor já lançou sete livros, quatro deles no gênero policial. Além da série Os Mistérios da Vovó Bertha, Matheus também alcançou sucesso internacional com Sherlock Holmes and the Glad Game, novela em inglês que traz o encontro do maior detetive do mundo com a personagem de literatura infantil Pollyanna.


Workshop
Assassinato Aconchegante:
O Universo dos Cozy Mysteries
por Matheus Ferraz

Data
13 de Abril (sábado)

Horário
14h às 16h30

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
- R$ 50,00 (Depósito ou Cartão de crédito)
***
Promoção: R$ 40,00
(Valor promocional esgotado)

Material
Certificado de participação (Digital)

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos
Fio Produtora Cultural
Cesar Alcázar

Patrocínio Master
ABERST - Associação Brasileira de Escritores
de Romance Policial, Suspense e Terror


Patrocínio
L&PM Editores
Versátil Home Vídeo


Hotel parceiro
Eko Residence Hotel


Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
Prefeitura de Porto Alegre
Literatura Policial
Fernanda Calegaro Comunicação
Avec Editora
Prosa Filmes



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quinta-feira, 7 de março de 2019

David Cronenberg







Versão revisitada e expandida do curso
David Cronenberg: Seu Cinema e Suas Obsessões (2012)


A obra cinematográfica do canadense David Cronenberg vem gerando controvérsia e fascínio, desde suas primeiras produções, pela maneira obsessiva e visceral como aborda e apresenta o corpo humano.



Em seus filmes, o corpo está em constante transformação, sendo um devir corpo: híbrido, protético, mutante, eviscerado, abjeto, grotesco, queer – representações que evidenciam as possibilidades contemporâneas do corpo em relação aos adventos da ciência e da tecnologia, ao seu potencial de transformação e à interação com outros corpos por meio da violência ou do sexo.



Essa investigação cinematográfica das possibilidades de transformação do corpo tem sido a marca mais emblemática de sua identidade autoral, sendo frequentemente apontada como viga mestra de sua obra.



OBJETIVOS

O curso O Cinema Visceral de David Cronenberg, ministrado por Rosângela Fachel de Medeiros, propõe uma retrospectiva carnal da obra do cineasta, ícone do body horror que ao transcender os limites do cinema de gênero desvelou as origens filosóficas do horror corporal. Para a análise e discussão de suas obras serão retomados conceitos como: grotesco (Mikhail Bakhtin); abjeto (Julia Kristeva); e queer (Theresa De Lauretis); que ajudam a compreender o processo de configuração do devir-corpo cronenberguiano, pensando a partir da ideia de devir (Gilles Deleuze & Feliz Guattari).

Para discutir a configuração e as implicações artísticas, estéticas, narrativas, culturais, políticas e filosóficas dessa matriz autoral recorrente, o curso traçará um panorama geral de sua obra enquanto cineasta anglo-canadense em constante tensão com o sistema cinematográfico hollywoodiano.



Conteúdos


Aula 1

I – O nascimento de um cineasta
Cronenberg descobre o cinema como possibilidade artística e realiza suas primeiras produções: Stereo (1969) e Crimes of the Future (1970).

II – A reconfiguração do gênero de horror
Ao buscar ingressar em uma “indústria cinematográfica”, Cronenberg realiza seus primeiros longas-metragens pela Cinepix, e inauguração um novo gênero de horror centrado no corpo humano: Calafrios (Shivers/ The Parasite Murders /Frissons /They Came from Within, 1975) e Enraivecida na Fúria do Sexo (Rabid, 1976).

III – Produzindo com mais dinheiro
Período em que Cronenberg produz com mais dinheiro, advindo das políticas públicas de incentivo fiscal (tax-shelter): Fast Company (1979); Filhos do Medo (The Brood, 1979); Scanners: Sua Mente Pode Destruir (Scanners, 1980), primeiro sucesso internacional do cineasta, e Videodrome: Síndrome do Vídeo (Videodrome, 1982).

IV – Flertando com Hollywood
Após o sucesso internacional surgem convites para filmar em Hollywood e Cronenberg realiza seus primeiros filmes com produtoras estadunidenses: A Hora da Zona Morta (The Dead Zone, 1983) e A Mosca (The Fly, 1986), até então, seu maior sucesso comercial.



Aula 2

I – Abandonando os filmes de gênero?
Afastando-se um pouco dos filmes de gênero de horror/ficção científica, Cronenberg se aventura por um “cinema de arte” que dá origem aos cults: Gêmeos: Mórbida Semelhança (Dead Ringers, 1988); Mistérios e Paixões (Naked Lunch, 1991); M. Butterfly (1993); Crash: Estranhos Prazeres (Crash, 1996) e eXistenZ (1999), obtendo sucesso como artista, mas fracasso comercial.

III – Sublimando as obsessões
Deixando de lado as manifestações explícitas de sua obsessões, Cronenberg realiza obras que parecem distanciarem-se de sua matriz autoral: Câmera (Camera, 2000); Spider: Desafie sua Mente (Spider, 2002); Marcas da Violência (A History of Violence, 2005); Senhores do Crime (Eastern Promises, 2007); No Suicídio do Último Judeu do Mundo no Último Cinema do Mundo (At the Suicide of the Last Jew in the World in the Last Cinema in the World, 2007); Um Método Perigoso (A Dangerous Method, 2010), Cosmópolis (2012); Mapas para as Estrelas (Maps to the Stars, 2014).

III – O retorno à literatura
Voltando à literatura, sua primeira paixão, Cronenberg lança seu primeiro romance, Consumidos (Comsumed, 2014), ressignificando assim suas influências literárias. O encerramento de um ciclo, no qual o fim retoma o princípio.



Ministrante: Drª Rosângela Fachel de Medeiros

Doutora em Literatura Comparada pela UFRGS/Capes. Professora visitante do Mestrado em Artes Visuais, da UFPel. No mestrado analisou as configurações intertextuais na representação do desastre automobilístico no filme Crash: Estranhos Prazeres (1996), de David Cronenberg. Dedicou seu doutorado à análise da obra completa do cineasta em relação a sua identidade cultural canadense (UFRGS/Capes). Dentre suas publicações mais relevantes referentes à obra do cineasta destacam-se: "O devir-corpo dos personagens de David Cronenberg" (Revista FAMECOS), "David Cronenberg, autor de Almoço Nu. A tradução intersemiótica como transcriação (Revista Cadernos de Tradução) e "David Cronenbeg e a Escola de Toronto" (Tecnologia & Cultura). Já ministrou para a Cine UM os cursos "Novo Cinema Argentino" e "Cinema Queer: Identidade & Diversidade".



Curso
O CINEMA VISCERAL DE
DAVID CRONENBERG
de Rosângela Fachel de Medeiros

Datas
23 e 24 de Março (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
- Pagamento p/ Cartão de crédito: R$ 95,00
- Pagamento p/ Depósito: R$ 90,00
***
Promoção: R$ 80,00
(Valor promocional esgotado)

Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos

Patrocínio
Total Poker Club

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
Bode na Sala



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Instruções para efetuar a inscrição

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