quinta-feira, 21 de março de 2019

Cinema e Pintura










Apresentação

Em mais de um século de existência, a pintura está presente no cinema de várias maneiras. Alguns filmes são sobre pintores; em outros, a pintura tem uma importância fundamental na narrativa; outros, ainda, tem sua imagem baseada em movimentos ou pintores específicos - e alguns, claro, tem todos esses aspectos juntos.



"Os limites da tela não são, como o vocabulário técnico daria por vezes a entender, a moldura da imagem, mas a máscara que só pode desmascarar uma parte da realidade. A moldura polariza o espaço para dentro; tudo o que a tela nos mostra, ao contrário, supostamente se prolonga indefinidamente no universo. A moldura é centrípeta, a tela é centrífuga. Consequentemente, se invertendo o processo pictórico, a tela é inserida na moldura, o espaço do quadro perde sua orientação e seus limites para impor-se à nossa imaginação como indefinido."
                                          (André Bazin - Teórico e Crítico de Cinema)


Objetivos

O curso Cinema & Pintura: Um Encontro Artístico, ministrado por Milton do Prado, tem como objetivo apresentar todas essas tendências e entender, com o uso de exemplos, como o diálogo entre essas duas formas de expressão se deu através do tempo, das tendências estéticas de um e outro campo, assim como das expressões pessoais de alguns realizadores e diretores de fotografia.


Conteúdos

Aula 1
A pintura vai ao cinema

Questões de representação
Imagem parada e em movimento
Primeiras manifestações: irmãos Lumière e Georges Méliès
Vanguardas dos anos 1920: Hans Richter e Man Ray
O documentário de arte: Alain Resnais e Henri-Georges Clouzot
Nouvelle Vague, pop art e colagem: Jean-Luc Godard e Eric Rohmer
A imagem-pintura: Terrence Malick e Wim Wenders


Aula 2
O cinema vai à pintura

Questões de expressão
Ficções múltiplas sobre pintores e pinturas: Raul Ruiz e Orson Welles
Imagens do Inconsciente: Stan Brackhage e Leon Hirszman
A morte do Cinema salvo pela pintura: anos 1980
Processos de criação: Agnès Varda e Jacques Rivette
O caso Van Gogh: o pintor mais cinematográfico da história?
Questões de imersão.


Milton do Prado
Formado em Jornalismo pela UFRGS. Atua como montador de cinema desde 1998. É sócio da Rainer Cine, junto com Fabiano de Souza, que lançou os longas "A Última Estrada da Praia" e "Nós Duas Descendo a Escada". Foi programador da Sala P. F. Gastal (1999) e presidente da Associação dos cineastas do Rio Grande do Sul (APTC / ABD - RS, 2001-2003). É professor e coordenador do curso de Cinema e Realização Audiovisual da Unisinos. Possui mestrado em Estudos de Cinema da Concordia (Montreal / Canadá), com uma dissertação sobre o cineasta Jacques Rivette. É também um dos editores da revista "Teorema - Crítica de Cinema". Já ministrou o curso “Nouvelle Vague: Um Cinema à Francesa” pela Cine UM.



Curso
CINEMA & PINTURA:
UM ENCONTRO ARTÍSTICO
de Milton do Prado

Datas
06 e 07 de Abril (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
- Pagamento p/ Cartão de crédito: R$ 95,00
- Pagamento p/ Depósito: R$ 90,00
***
Promoção: R$ 80,00
(Valor promocional esgotado!)

Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos

Patrocínio
Total Poker Club

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
Bode na Sala




.
.
Instruções para efetuar a inscrição

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.



     .
.
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário