
O ano de 1964 marcou a entrada do Brasil em um dos períodos mais sombrios de sua história recente: o golpe militar instaurou uma ditadura que perduraria até 1985, deixando um rastro de violência, repressão e morte. Curiosamente, no mesmo ano, estreava o primeiro longa-metragem brasileiro a se autodenominar "filme de terror": À Meia-Noite Levarei Sua Alma, de José Mojica Marins. O filme foi um sucesso de público, gerou intenso debate crítico e chamou a atenção até mesmo de cineastas engajados politicamente, como Glauber Rocha. Com sua abordagem transgressora, Mojica acabou perseguido pela censura, que tentou sufocar sua obra durante todo o regime autoritário.



Objetivos
O curso Monstros do Nosso Tempo: Horror Brasileiro em Perspectiva Sociopolítica, ministrado por Giancarlo Backes Couto, analisa filmes do gênero, demonstrando como eles se relacionam com os contextos históricos em que foram produzidos. Para isso, serão discutidas obras nacionais emblemáticas, que servirão como ponto de partida para debates sobre política, sociedade e cultura. Também serão estabelecidos paralelos com o cinema internacional, destacando as particularidades do horror brasileiro e sua potência como ferramenta de crítica social.
Público-alvo
O curso é voltado para cinéfilos, curiosos pelo universo do horror, professores e pesquisadores interessados no cinema como meio de reflexão e ensino.

Conteúdos
Aula
1 - Século XX
Conceitos
e metodologia a serem utilizados nas aulas
À
Meia-Noite Levarei sua Alma - José Mojica Marins contra a moral e
os bons costumes
A
Mulher que Põe a Pomba no Ar - Monstruosidade feminina
no cinema de Rosângela Maldonado
As
Filhas do Fogo - Sexualidade no cinema de Walter Hugo
Khouri
Schock:
Diversão Diabólica - Juventude e autoritarismo às vésperas da
redemocratização

Aula
2 - Século XXI
O
Horror cotidiano no século XXI
Os
Jovens Baumann - Rupturas sociais e de classe
Trabalhar
Cansa - O que teme a classe média em tempos de ascensão social
A
Máquina Infernal - O que teme a classe operária em tempos de
crise
O Nó
do Diabo - Um olhar sobre a escravidão e período colonial
Medusa - Fundamentalismo religioso

Ministrante:
Giancarlo Backes Couto
Bolsista de Doutorado CNPq
em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul - PUCRS, na linha de pesquisa Cultura e Tecnologias das imagens e dos
imaginários, com período sanduíche no departamento de Sociologia da Université
Paul-Valéry, Montpellier 3. Mestre na mesma área e Programa, com bolsa
CAPES/PROSUC. Graduado em Jornalismo pela Universidade Feevale e em Filosofia
(Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Desde 2018
desenvolve pesquisas na área do Cinema de Horror, priorizando seus cruzamentos
com os campos da Ética, Estética e Política.



