domingo, 16 de dezembro de 2018

Curso de Férias: Pier Paolo Pasolini










Pier Paolo Pasolini nasceu em Bolonha, em 1922. Assassinado aos 53 anos, em 1975, teve uma vida intensa e polêmica. Estudou arte e literatura na universidade e ingressou no cinema como roteirista de Federico Fellini. Além de figurar entre os grandes do cinema, publicou romances, peças de teatro, ensaios e panfletos políticos. Acima de tudo, foi poeta.


Criou uma obra original. Desde a estreia com Accattone (1961) até o seu último filme Saló ou Os 120 Dias de Sodoma (1975) manteve a ousadia de se reinventar sempre, legando obras notáveis como Teorema (1968) e Decameron (1972), primeiro título de uma trilogia de celebração da vida pelo erotismo, a alegria, o sexo e a exaltação do corpo.


Filiado ao marxismo e formado no misticismo católico da Itália do pós-guerra, percorreu um caminho próprio. Homossexual assumido, foi um intelectual público que se manifestou sobre questões candentes da sociedade através de artigos em jornais, além do cinema e da poesia. Viveu uma radical autonomia criativa na arte e em sua vida pessoal. Além de ter feito 15 longas, curtas e médias-metragens, Pasolini também foi teórico e cunhou a metáfora “cinelíngua” para falar da linguagem do cinema como língua escrita da realidade.


Objetivos

O curso Pier Paolo Pasolini: Intelectual e Cineasta Maldito, ministrado por Fatimarlei Lunardelli, abordará o pensamento e a obra fílmica do diretor. Serão apresentadas as ideias principais do cineasta que se valeu de uma estética cinematográfica radical para criticar a alienação da sociedade de consumo e denunciar a dessacralização do mundo pelo capitalismo avançado.


Conteúdos

Aula 1 - Ousadia criativa e existencial
O poeta
O intelectual
O cineasta

Aula 2 – A obra fílmica e as ideias
Processo criativo
Viés político e estético
A tradição reinventada


Ministrante: Fatimarlei Lunardelli
Pesquisadora e professora nas áreas de Análise, Teoria, Crítica e História do Cinema. Integrante da ABRACCINE e ACCIRS, entidades representativas da crítica cinematográfica brasileira e do Rio Grande do Sul. Já ministrou os cursos "Federico Fellini: O Maestro", "Análise e Interpretação de Filmes", “Ettore Scola: Um Cineasta Muito Especial” e “Narrativa Cinematográfica” pela Cine UM.


Curso
PIER PAOLO PASOLINI:
INTELECTUAL E CINEASTA MALDITO
de Fatimarlei Lunardelli

Datas
26 e 27 de Janeiro (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
Valor promocional: R$ 70,00

Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio
Total Poker Club

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras



.
.
.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018


Curso de Férias: O Cinema na Segunda Guerra Mundial









A Segunda Guerra Mundial foi um evento global extraordinário. A repercussão do seu desenvolvimento e do seu desfecho afeta profundamente o mundo até hoje. Contudo, a representação cinematográfica da Segunda Guerra não é equilibrada e precisa ser vista com cautela.

Apesar de envolver diversas nações em praticamente todos os continentes, somente um país emergiu intacto do conflito. Não por acaso, foi nesse país que o cinema atingiu o patamar de indústria, com sua produção sufocando todas as demais. Como sempre, a história foi contada pelos vencedores.

A hegemonia do cinema americano, a partir de então, foi fundamental para a construção de uma noção equivocada de que os EUA foram o fiel da balança na grande luta contra o Nazismo.

No geral, os filmes sobre a segunda guerra celebram as causas aliadas, apresentam uma luta dicotômica entre o bem e o mal e supervalorizam determinados temas como o Dia-D. A realidade da guerra, no entanto, é muito mais complexa e fascinante.
Objetivos

O curso Os Filmes Vão à Luta: O Cinema na Segunda Guerra Mundial, ministrado por Luís Mário Fontoura, propõe um olhar diferenciado sobre a cinematografia dos beligerantes. A ideia é apresentar os principais filmes realizados pelos países envolvidos, contextualizando-os com a realidade histórica e a experiência única de cada um deles. Afinal, para cada nação, a experiência da guerra foi única, assim como o seu olhar cinematográfico sobre ela.



Conteúdos

Produção Cinematográfica durante a Guerra, 1939-1945. Ficção e Documentário.

Principal Filmografia por País. URSS, EUA, Reino Unido, Alemanha, Itália, França, Japão e demais envolvidos. Um guia visual para a guerra.

Os Dez Grandes filmes de Guerra; Qualidades Cinematográficas e Temáticas.

Produções para a TV; Band of BrothersThe PacificThe World at War.


Ministrante: Luís Mário Fontoura
Roteirista formado pela Unisinos (RS). Diretor da série Por Mais Terras que Eu Percorra, sobre a FEB na Segunda Guerra e do curta-metragem Dona Herta, que conta a história de uma sobrevivente do holocausto, além de diversos outros curtas e programas de TV.



Curso
OS FILMES VÃO À LUTA: O CINEMA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
de Luis Mário Fontoura

Datas
12 e 13 de Janeiro (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
R$ 90,00


Formas de pagamento
Cartão de crédito ou Depósito / Transferência bancária


* PROMOÇÃO COMBO
ATENÇÃO: Válido apenas para pagamento por depósito / transferência
a) 1 Curso de Férias: R$ 90,00
b) 2 Cursos de Férias: R$ 80,00 (p/curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/curso)
d) 4 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/curso)


Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio
Total Poker Club

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras




.
.