Apresentação
Em 2019 a Revolução Cubana completa 60 anos. Liderados por Fidel Castro e Ernesto "Che" Guevara, os guerrilheiros da Sierra Maestra protagonizaram um dos momentos mais importantes do século XX, alterando o rumo de todo o continente americano. No entanto, os revolucionários nunca visaram, tão somente, uma mera tomada de poder, mas sim, carregavam consigo todo um projeto de modificação da sociedade. Para tanto, o Cinema era uma peça fundamental na construção daquela nova realidade social, ocupando a centralidade da produção de imagens do novo regime cubano, tocando diretamente no imaginário social. A construção de um novo cinema era vista como fundamental na construção de um "homem novo".
Os filmes cubanos
atingiram o status de produto prioritário do Estado e foram produzidos em larga
escala, dominando as salas de Cinema em seu próprio país, algo inédito no
continente americano, e alcançaram diversas salas ao redor do mundo, circulando
também por muitos festivais. Filmes como Lucía,
de Humberto Solás, em 1968 e Memórias do
Subdesenvolvimento, de Tomás Gutiérrez Alea - filme mais premiado no mundo em
1968 - ganham destaque em festivais internacionais. Feito somente comparável a Morango e Chocolate", do mesmo
Alea, que disputou um Oscar em 1993, única vez que Cuba esteve presente na
premiação.
O foco de análise
deste período de ouro do Cinema Cubano abordará, além dos títulos já citados,
outros filmes de relevância, como Histórias
da Revolução (1960), que retrata os diferentes períodos do processo
revolucionário, As Aventuras de Juan Quin
Quin (1967), que mostra, de maneira bem humorada, a sociedade pré-revolucionária,
Sou Rebelde (1962), escrito pelo
memorável roteirista Cézare Zavattini, um dos próceres do movimento do Neorrealismo
Italiano, e Sou Cuba(1964), dirigido
por Mikhail Kalatosov, um dos maiores diretores soviéticos. Além destes, também
serão objeto de análise outras importantes produções que fizeram e fazem com
que Cuba seja um dos maiores produtores cinematográficos da América Latina e um
dos principais polos de debate sobre o cinema do "terceiro mundo".
Objetivos
O Curso Cinema Cubano: Os Filmes de Revolução, ministrado pelo historiador e cineasta Alexandre Guilhão, apresentará um panorama social e histórico da formação do Cinema em Cuba. O objetivo é analisar o diálogo da produção cinematográfica com a própria história social e política do país. Serão analisados diversos filmes e os principais diretores, desde a era pré-revolucionária até os filmes mais importantes das décadas de 60, 70, 80 e 90.
Conteúdos
Aula 1
- Introdução à história de Cuba e a trajetória da arte cinematográfica na ilha.
- Os cinemas silencioso e sonoro antes da Revolução Cubana.
- Os primeiros filmes com temática política em Cuba.
- A efervescência dos anos 60 e a criação do Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográfica (ICAIC).
- A revolução produz suas imagens. Surge o Novo Cinema Cubano (NCC).
- O cinema dialético de Tomás Gutiérrez Alea.
- A primeira geração de diretores da Revolução: Julio Garcia Espinosa, Humberto Solás, Santiago Alvares e Tomás Gutiérrez Alea.
Aula 2
- O cerceamento
cultural e as disputas no campo cinematográfico dos anos 70.
- As relações do cinema cubano com os outros cinemas do continente.
- Os filmes
históricos dos anos 70.
- Os filmes de
Sara Gomes, Jesus Diaz, Sergio Giral e Juan Carlos Tabío.
- As disputas em
torno de um projeto socialista nos anos 80 e sua influência nos filmes do
período.
- O cinema no período especial e a crise do socialismo no mundo. Qual o papel do cineasta?
- O Cinema Cubano
hoje.
Ministrante: Alexandre Guilhão
Formado em Cinema e Mestre e Doutorando em História pela PUCRS. Produziu dissertação de Mestrado que analisou a transição do Cinema em Cuba após a Revolução e os seus principais filmes. Desenvolveu também pesquisa, em nível acadêmico, sobre o Cinema Cubano. É coordenador do grupo de estudos em Cinema-História da PUCRS. Já ministrou cursos e oficinas com esta temática, bem como, coordenou simpósios temáticos e escreveu artigos sobre Cinema e História, em especial na América Latina.
Roteirista e diretor de fotografia. Dirigiu o documentário Tomada da Casa do Povo (vencedor do II Cine Tamoio Festival) e é um dos diretores do documentário Futuros (In)certos (inédito, 2019).
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
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Curso
CINEMA CUBANO:
OS FILMES DA REVOLUÇÃO
de Alexandre Guilhão
Datas
05 e 06 de Outubro (sábado e domingo)
Horário
14h às 17h
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Cinemateca Capitólio Petrobras / Sala Décio Andriotti
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - 3º andar - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
- Pagamento p/ Cartão de crédito: R$ 95,00
- Pagamento p/ Depósito: R$ 90,00
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Promoção: R$ 80,00
(* Valor promocional esgotado)
Formas de pagamento
Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)
Material
Certificado de participação e Apostila
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
*****
Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos
Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
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Instruções para efetuar a inscrição
1) Preencha e envie o formulário abaixo.
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Após enviar o formulário você receberá as orientações.
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